Image Map

[Resenha] Cowabunga! Desventuras de um Ex-surfista - Ana Paula Seixlack





Olá leitores, como estão? Hoje eu trago ao blog, o maravilhoso Cowabunga! da autora parceira Ana Paula Seixlack.

SINOPSE: Ricardo Avelar, o Zimbo, era um jovem surfista com um futuro brilhante quando um grave acidente encerrou sua carreira. Amargurado, há mais de quarenta anos vai à praia e passa o dia observando o mar. Ao longo das horas, sente o impulso de cair na água e mostrar como um verdadeiro surfista domina as ondas. Mas sempre fracassa. Além da frustração de voltar para casa sem surfar, Zimbo tem de lidar com um relacionamento conturbado com Letícia, sua jovem namorada que não abre mão de uma vida agitada com os amigos. Resta ao surfista relembrar as aventuras de seus dias de glória enquanto cuida de sua prancha na areia. O difícil é conseguir identificar o que é realidade e o que é fantasia em suas lembranças. Com um texto divertido e cheio de referências aos anos 1960 e 1970, Cowabunga é surpreendente desde seu título, que remete a um grito de guerra dado pelos surfistas. Ao final da leitura, você terá feito um novo amigo e talvez até descubra seu lado surfista. Prepare sua prancha e prove que sua técnica está apurada para deslizar pela vida tumultuada de Zimbo.

Compre o livro: Submarino - Lojas Americanas
+ Mais: Site Oficial - Skoob - Fanpage



O personagem principal é aquele tipo de pessoa que você ama ou odeia e eu tive o prazer de amá-lo. Ele não tem nada do que os outros personagens costumam ter e acho que isso foi um aspecto fundamental para eu ter gostado tanto dessa história.

O Zimbo, na verdade se chama Ricardo Avelar e tinha uma carreira promissora como surfista, mas por força do destino acaba sofrendo um acidente em sua juventude que o deixa impossibilitado de surfar. Ele acaba por se tornar uma pessoa triste, amargurada, ranzinza e ainda assim, se acha o último biscoito do pacote.

Passados quarenta anos após o acidente, Zimbo continua a ir a praia com a sua prancha (que carinhosamente chama de Cowabunga ou Cowabunguinha) e passa o dia na areia da praia na esperança de surfar a onda perfeita, contudo, o mesmo não tem coragem de sequer entrar na água.

A idade de Zimbo é um mistério no começo e confesso que fiquei muito curioso para saber a real idade do nosso protagonista que não foi revelada logo de cara. Por mais que ele já tenha mais de 60 anos, ainda aparenta ter seus quarenta e pouco com seu rosto e corpo ainda conservados, o que o ajuda com a mulherada, pouco se importando Zimbo com o "compromisso" que tem com sua companheira Letícia.









Em determinados pontos da história, encontramos flashbacks de Zimbo lembrando de sua infância, adolescência e juventude e estes acontecimentos são necessários para que compreendamos como o personagem foi desenvolvendo sua personalidade e se tornando o que ele é hoje.

Você passa o livro inteiro se perguntando qual será o destino de Zimbo e essa curiosidade é o que faz a leitura ser inteiramente prazerosa. Muitas das vezes você se questiona se ele vai tomar jeito, se ele vai amadurecer e se ele vai deixar o passado para trás e essas perguntas são respondidas somente no último capítulo. Sentiu a pressão?!

O livro Cowabunga! me trouxe uma experiência fantástica porque eu nunca tinha lido nada com referências aos anos 1960 e 1970. Confesso, que tinha até um pé atras com livros assim, mas fiquei encantado com a forma que autora trouxe essas referências para o contexto.

Outro tema bem predominante no livro é o surf. A história é repleta de nomes de manobras, gírias e hábitos desse esporte, fazendo com que você acabe se achando um verdadeiro surfista.


A publicação da obra foi feita pela editora Saraiva com o selo da Benvirá e a capa não podia ser melhor, pois além de linda, tem tudo haver com o tema trazido. Não gostei muito da diagramação, achei que a fonte utilizada é muito pequena. Não que isto tenha atrapalhado a leitura, mas com certeza, seria mais prazeroso ler um livro com a fonte maior.

O final de Zimbo é surpreendente e eu não cheguei nem perto de adivinhar e tenho certeza que também vai surpreender vocês em todos os aspectos.


Antes que eu me esqueça, Cowabunga, além de ser o apelido das pranchas de Zimbo, também é uma gíria de surfistas, que traduz-se como um grito de empolgação, uma espécie de "Uhul".

Para quem gosta de uma leitura recheada de novidades e pretende sair da mesmice de sempre, Cowabunga! é o livro que eu mais recomendo para vocês. Se prepare para se surpreender. 

- Confira a resenha de Cowabunga! publicada no nosso vlog:



Cowabunga! Desventuras de um Ex-surfista
Autora: Ana Paula Seixlack
Editora: Saraiva | Benvirá
Páginas: 160
Ache o livro no Skoob. Me ache no Skoob.
Avaliação: 4 | Avaliação Geral: 4.6 (baseado em 56 avaliações)

30 comentários

  1. oi ^^
    Não conheci o livro, muito bacana! Gostei bastante do seu blog e estou seguindo! Espero que possa passar no meu blog e me seguir tmb :3
    Meu blog é o Hey Dudi! - http://dudikobayashi.blogspot.com.br/
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visto um livro que tivesse o tema surf introduzido!
    Realmente parece uma leitura bem prazerosa, e diferente. Adorei a capa, achei linda. E se eu tiver a oportunidade com certeza vou ler! =)

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo!
    Esse livro é bem diferente do que costumo ler! Parece ser muito legal!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Fiquei atraída pelo livro. Parece muito diferente do que as pessoas estão acostumadas, realmente. Mas por se passar com esse tema eu achei fascinante

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :)
      Ele é bem diferente de tudo! Vale a pena conferir.

      Excluir
  5. Interessante..
    Ainda não tinha ouvido falar neste livro e nem o visto em alguma prateleira de livraria, mas acho que vou começar a prestar mais atenção de agora em diante hehehe
    Parece ser uma leitura bem agradável e cheia de novidades, pelo menos para mim que entendo nadinha de surf :D

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, é um livro maravilhoso, que vale a pena ser lido.
      Preste sim :)) bjs

      Excluir
  6. Achi a história do livro bem interessante e o nome bem peculiar. É um livro que se tiver a oportunidade, lerei.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oláááá!
    não conhecia o livro! mesmo com sua resenha sensacional, acho que não ;e bem o tipo de leitura que ando procurando utimamente!
    mas se no futuro a opotunidade surgir não fecharei as portas e vou ver se saio da mesmice que nem você! :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  8. Oi! Meu, gostei muito da sua resenha. Sou parceira da autora e já recebi o meu exemplar da obra, porém não sei quando terei a oportunidade de ler. Como você mesmo comentou, a fonte é um pouco pequena e isso me atrapalha um bocado, visto que tenho problemas enjoados de vista. Mas não vejo a hora de conhecer a história!

    Um beijo enorme,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeni,oi!
      É verdade, a letra me atrapalhou bastante!
      Acho que a autora deveria exigir da editora uma melhor diagramação!

      Excluir
  9. Oi!
    Não conhecia o livro, mas amei sua resenha!
    O livro parece ser bem interessante e eu quero ler!
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas gostei da dica
    Parabéns pela resenha
    E é muito bacana todas essas referencias, um livro assim nos enriquece muito mais
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    não conhecia o livro e pelo que você comentou acho que não iria curtir muito não. Não gosto muito do esporte e não conheço o suficiente para saber gírias e etc.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Não é necessário gostar do esporte e nem saber as gírias para se maravilhar com a história.
      Fica a dica ainda assim.
      bjs,

      www.enquantoestavalendo.com

      Excluir
  12. Oii,

    Quero muito ler o livro e adorei a sua resenha sobre ele *-* Nunca li nada relacionado esse tema, quero conhecer e saber o final de Zimba.
    A capa é realmente linda!!!
    *---*

    Beijinhos,

    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Que bom que você gostou.
      Ah, é ZimbO :)
      Linda demais!!!

      Excluir
  13. Hey!

    Não conhecia o livro, mas ele chama a atenção pela capa colorida e o nome pra lá de esquisito kkkkk. Enfim, a história parece boa e o protagonista bem complexo e humano, adoro personagens assim! Vamos ver se eu vou ama-lo ou odia-lo! També nunca li livros nos anos 60/70, mas eu imagino que deva ser um charme a mais à história.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas parece que ele apresente uma proposta diferente. Interessante.

    BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
  15. Já tinha lido sobre o livro, parece muito bom! Gostei da sua resenha, e foi bom saber a opinião de mais alguém antes de comprá-lo. Talvez ele fique para o próximo mês.

    Beijos,
    Camila
    chuvadeejaneiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      Vale a pena conferir a história de Zimbo :)

      Excluir

Olá pessoal, obrigado por deixar sua opinião ou sua ideia. Isto é muito importante para mim.

O blog Enquanto Estava Lendo Agradece sua Visita! Curta Nossa Fanpage