Image Map

[Resenha] Deixe a Neve Cair


Deixe a neve cair é um livro escrito por três autores diferentes, são eles: John GreenMaureen Johnson e Lauren Myracle. Obviamente me interessei pelo livro pelo escritor John Green porque ainda não havia lido nada das outras autoras até o momento, foi quando então tive uma surpresa.


O livro é composto por três contos cada um escrito por um dos autores citados. Eles se passam durante a véspera e o dia de natal e todos estão interligados. Isto foi o que me deixou mais surpreso, como estes três autores fizeram com excelência um enlace de suas distintas histórias.

Quem ainda não teve experiência com as autoras, podem ficar despreocupados porque elas tem um grande talento e possuem o mesmo humor com que John Green escreve suas histórias. 


Eu tive a grande oportunidade de realizar a leitura deste magnífico trabalho durante a semana do natal o que o tornou mais mágico ainda. Mas confesso que é um livro para se ler a qualquer época do ano, pois de longe, percebe-se o quão bem feitas foras as histórias, fazendo o leitor sorrir e imaginar a nevasca que é abordada nos contos, em qualquer parte do ano.



O primeiro conto se chama O Expresso Jubileu e foi escrito por Maureen Johnson. A história se passa na véspera de Natal, quando Jubileu (uma adolescente com este nome, acredite se quiser!) descobre que seus pais foram presos por participar de um tumulto em uma venda especial da Cidade do Papai Noel Flobie para colecionadores. Acho que convém esclarecer, que isto são peças de cerâmica colecionáveis e que juntas formam uma réplica de uma cidade e que os pais de Jubileu as colecionavam há anos.

Impedidos de sair da prisão por ordem de um Juiz insatisfeito com o tumulto, Jubileu é enviada para casa dos avós pelo advogado da família, tendo que deixar seu namorado Noah e partir sem explicar para ele os motivos de sua partida repentina. Para chegar ao destino, Jubileu é deixada na estação de trem pelo advogado, contudo, pela forte nevasca que cai, o trem não pode prosseguir viagem.

Dentro do trem, Jubileu conhece Jeb, um rapaz que tenta falar com sua namorada pelo celular sem contudo, obter êxito e junto a ele muitas líderes de torcida que partiam para um campeonato. Sem nada para fazer, Jubileu decide pular do trem e visitar uma Waffle House situada na cidade de Gracetown, onde o trem não pode prosseguir, sendo seguida logo após por Jeb e as líderes.

Na Waffle House, Jubileu acaba conhecendo Stuart que lhe oferece abrigo para passar a noite. Durante sua estadia na casa dele, Jubileu percebe que Noah não é o namorado que ela precisa, que ele está sempre distante e só Stuart pode confirmar estas incertezas que se passam no coração de Jubileu.


Lembra das líderes de torcida do conto anterior? Então são estas mesmas que dão título ao segundo conto, denominado O Milagre da Torcida de Natal escrito por John Green. Confesso que apesar da história ser boa, eu esperava mais. Na minha opinião, este foi o conto mais fraco entre os três, contudo, repito, sem deixar de ser maravilhoso.

Neste conto, temos três amigos, Duke, J.P e Tobin. Eles estão assistindo a todos os filmes do 007 na casa do último, uma vez que seus pais ficaram presos em outra cidade sem vôo por conta da nevasca. 

É véspera de natal, e Tobin recebe a ligação de seu amigo Keun, um rapaz que trabalha na mesma Waffle House visitada por Jubileu no conto anterior. Ele intima Tobin para que ele e J.P compareçam imediatamente na Waffle House e levem um jogo (Twister), porque estariam presentes lá, uma dúzia de líderes de torcida e que eles se dariam bem naquele noite ("O milagre").

Por obvio Duke não concorda em ir, pois por ser mulher não se interessaria em líderes de torcida. Pelo que vejo, John Green tentou passar a imagem de Duke como sendo uma adolescente bem máscula, contudo, heterossexual. 

Após os apelos de Tobin e J.P, Duke aceita o convite e eles embarcam em uma grande corrida, pois outros grupos de rapazes foram chamados e somente os primeiros poderão entrar na Waffle House. A confusão está formada, pois a nevasca encontra vários meios para atrasar o trio e eles vivem grandes aventuras.

Neste contexto, Tobin vê em Duke a menina que ele nunca havia parado para perceber e acaba constatando que não precisa correr atrás de líderes de torcida, porque a pessoa certa está bem do seu lado.


O terceiro e último conto é O Santo Padroeiro dos Porcos, escrito por Lauren Myracle. Esta última história se passa também em Gracetown e se baseia no rompimento do namoro de Addie e Jeb (o rapaz que Jubileu encontra no trem no primeiro conto) e o estado emocional abalado em que a moça ficou.

Os personagens complementares desta história são Dorrie e Tegan, as melhores amigas de Addie. Creio que este conto eu não tenho muito o que falar sem dar spoiler, pois ele é o responsável por desfechar não só a história de Addie com Jeb, mas também diz respeito aos contos anteriores. Realmente foi incrível a habilidade de Lauren Myracle de conduzir seu conto traçando aspectos dos anteriores.



Realmente, Deixe a Neve Cair é um livro incrível, que não tenho críticas a fazer, mas somente elogios. Espero muito outra hora ler outro livro assim, onde autores distintos escrevem histórias distintas, mas que se comuniquem. Achei fantástico este trabalho e se alguém souber de livros que também se desenvolvam desta maneira, peço que indiquem nos comentários.


Deixe a Neve Cair
Autor: John Green, Maureen Johnson, Lauren Myracle
Editora: Rocco
Páginas: 335
Ache o livro no Skoob.
Me ache no Skoob.

6 comentários

  1. Eu estou louca para ler este livro. Parece ser um livro muito bom.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ana, ele é maravilhoso. Eu simplesmente amei!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Estou louca para ler esse livro! *-*
    bjs, me segue se ja segue ignora e comenta nessa resenha por favor ajudaria muito!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/01/memorias-da-lua-cheia.html

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcelo!
    Adorei teu blog! E essa resenha em particular me chamou muita atenção! Adoro o John Green, tudo o que li dele até hoje me encantou.. rs Então com certeza vou gostar desse livro também; Li várias resenhas sobre o livro, mas em nenhuma delas vi algo tão detalhado sobre cada um dos contos. Achei isso muito bacana! Me deu mais vontade de ler . E acho que o conto do John será meu favorito (não sei porquê) kkkk

    Abs,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha,estou com vontades infinitas de ler esse livro
    beijocas,
    http://imemoriavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito bom suas resenhas!!
    O livro é ótimo!!
    Vlw!

    ResponderExcluir

Olá pessoal, obrigado por deixar sua opinião ou sua ideia. Isto é muito importante para mim.

O blog Enquanto Estava Lendo Agradece sua Visita! Curta Nossa Fanpage