Image Map

Resenha: A Promessa por M. Pattal


Olá leitores, como estão? Hoje, vim falar sobre um livro incrível chamado A Promessa do nosso autor parceiro M. Pattal, vamos conferir mais uma resenha?


SINOPSE: Promessas são feitas para serem cumpridas. Pelo menos era assim que Polly pensava em sua adolescência quando fez uma promessa que não conseguiu manter, principalmente após ocorrer uma tragédia em sua família a qual ela culpa o pai de ser o responsável. E tudo piora quando ele decide abandonar o lar deixando-a para trás, o que faz surgir no coração de Polly um ódio mortal. Na companhia de sua mãe, Angela, Polly consegue uma virada em sua vida, tornando-se uma estrela pop, através de um sucesso repentino ao ser descoberta em um Reality Show musical. Mas apesar da fama e do sucesso, as coisas não vão bem em sua vida pessoal, discussões constantes com a mãe e seu namoro com Renan que parece estar perto do fim, ainda mais quando ela conhece Max, um jogador de futebol que começa a mexer com o seu coração. Conseguirá Polly perdoar o pai e se entender com sua mãe? Estará ela disposta a manter o seu namoro, mesmo parecendo estar por um fio? E o mais importante, será capaz de enfim cumprir A Promessa? Uma história de amor e redenção que nos fala sobre situações que enfrentamos, como culpa, medo, mágoa e nos mostra até que ponto somos capazes de perdoar, ser perdoados e cumprir as nossas promessas.

A Promessa é um livro que conta a história de Polly, uma garota de 21 anos que recentemente ganhou um reality show musical e ficou nacionalmente conhecida como "A Menina da Voz de Ouro". Polly tem um relacionamento instável com sua mãe, pois apesar de se amarem vivem discutindo e já com seu pai, Polly não tem nenhum contato, pois, além de ele morar nos Estados Unidos, a moça o odeia por ser responsável pela morte de seu irmão.

Polly fez uma promessa que não conseguiu cumprir e isto entristece demais o seu coração. Todas as memórias ruins do passado e a promessa quebrada se somatizam ao relacionamento de Polly com Renan, que vai de mal a pior.


Em meio a preparação para a gravação de seu DVD, Polly conhece Max, um jogador de futebol que pode mexer com o coração da moça e despertar o ciúmes de Renan

Polly, descobrirá que a promessa que não cumpriu trouxe consequências em sua vida e terá que lutar contra o mundo e com o seu novo estilo de vida para cumpri-la. 

O autor tem uma excelente escrita que combinado com capítulos curtos, incentivam o leitor a ler compulsivamente sem querer perder um detalhe dessa história por demais original. 

A diagramação como vocês podem perceber, em questão de beleza, é impecável. Recheadas de notas musicais que muito tem haver com a história. Contudo, quanto ao tamanho da fonte, creio que a utilizada foi um tanto pequena. Isto não atrapalhou minha leitura, mas ela poderia ter sido mais prazerosa, caso a fonte fosse um pouco maior.


Outro ponto super positivo é que o autor escreveu uma história detalhada sem a tornar enfadonha. Existem muitos livros que a descrição detalhada acaba deixando a história entediante, o que nem de longe é o caso de A Promessa, que é rico em detalhes, como por exemplo, descrevendo características de todos os personagens, ainda que secundários, o que atiça a imaginação do leitor.

A capa também me deixou muito satisfeito, posto que é bonita e condizente com a história. O livro acompanha um CD com o hit parada de sucesso da protagonista. Achei que a ideia foi muito positiva, pois o leitor tem um contato maior com o que o autor está querendo passar. Sinceramente, eu nunca tinha lido nenhum livro com estas características e achei uma super aposta. Todavia, achei que a cantora contratada para interpretar a Polly deixou a desejar. Polly é a menina da voz de ouro, ganhadora de um reality musical estilo The Voice, então eu esperava mais da canção. De acordo com o autor, foi bem difícil encontrar alguém que tivesse uma voz tão incrível quanto a que ele imaginou para Polly.

O livro também tem alguns problemas de revisão contendo alguns deslizes por parte da revisora, contudo, como também informado pelo autor, a segunda edição deve estar vindo por aí, com nova revisão, diagramação e espaçamento.


Por fim, ressalto, que apesar de ter gostado muito da Polly, achei ela uma personagem inconsistente vez ou outra, uma vez que ela foi construída pelo autor com 21 anos, mas em muitas partes da história ela se comporta como se tivesse 15. Penso que talvez, o escritor poderia ter dado uma idade mais baixa para a protagonista ficar mais condizente com o comportamento por ela apresentado.

Recomendo A Promessa para todos os leitores sem distinção. Creio que é uma história pode agradar a todos, inclusive fazendo com que o leitor aprenda uma grande lição de vida.

Melhor quote: "O compromisso começa no coração e depois a gente confirma com a aliança no dedo." - p.87.

E você, já deixou de cumprir uma promessa?


A Promessa
Autor: M. Pattal
Editora: Ases da Literatura
Páginas: 253
Ache o livro no Skoob | Me ache no Skoob.
Avaliação: 4/5 | Avaliação Geral: 4.2 (baseado em 11 avaliações)


11 comentários

  1. Olha já tem um tempão que estou de olho nesse livro e sinceramente já pensei em comprar, mas eu andei sem dinheiro por conta da Bienal e do Black Friday que acabaram me apertando ainda mais. Mas mesmo assim vou procurar ler, porque sua resenha me chamou muita atenção e espero gostar bastante da leitura, porque adoro livros assim. Desse gênero sabe? Espero que tenha um pouco de romance, porque estou numa febre disso agora (risos)

    Enfim...Se cuida e parabens
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passando aqui meus amados para chamar vocês para ler minha nova resenha
      Quando tiver postagem nova pode me chamar que passarei aqui para retribuir viu?
      Se cuidem =]

      Excluir
  2. Oi Marcelo!
    Esse livro parece ser muito legal! Porém, também não gosto de protagonistas imaturas, e foi a impressão que fiquei quando você diz que ela tem 21 anos mas parece ser 15... Ainda assim é um livro que eu leria!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo! Não conhecia o livro! achei a capa linda e gostei da diagramação também ^^ vou procurar mais sobre o livro, tá com cara de romance e eu sempre quero mais desses pra minha lista! Adorei a sua resenha :) é uma série? eu acho que eu enxerguei ali pequenininho livro 1 haha beijos! http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    letras pequenas atrapalha mesmo, mas sem problemas.
    Estou curiosa para ler este livro.
    Já muita gente falando bem, e os erros de revisão infelizmente acontecem.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia o livro, a história parece interessante, porém não me chamou atenção.
    Gostei muito da sua resenha, muito bem argumentada!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro e gostei bastante. Estava com medo de ler por pensar que era muito religioso, mas depois que li vi que tinha mais a ver com fé do que religião. Pena que não tenho o cd hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oii. Não conhecia essa história mas gostei do enredo. Me parece uma história bem simples e de fácil leitura, mas com um fundo de drama e romance bem adaptado. Gostei muito da indicação.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Vem com o cd o livro??? Gente, que legal! Devia ser algo já estipulado, todo livro envolvendo música vem com o cd de todas as que tocam u_u bom, apesar disso não gosotei muito da premissa, pareceu algo meio simples e que já dá pra prever tudo que vai acontecer. Mas, ainda assim, parece ser leve e divertido de se ler!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "O Desafio de Ferro", vem conferir!

    ResponderExcluir
  9. Parece um livro muito bom, promessa é um tema muito interessante a ser abordado. Quanto a sua pergunta, eu procuro não prometer nada para não correr o risco de quebrar.
    Adorei o fato que vem um cd com o livro :D

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha.
    Também achei que a personagem é muito fraca e imatura.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir

Olá pessoal, obrigado por deixar sua opinião ou sua ideia. Isto é muito importante para mim.

O blog Enquanto Estava Lendo Agradece sua Visita! Curta Nossa Fanpage