Image Map

Resenha: Se Eu Ficar (com observações sobre o filme)



Olá leitores, hoje estou aqui para falar sobre mais um livro que "virou modinha". Eu não gosto de utilizar o termo "modinha" porque eu acho ele errado. Na verdade, eu fico muito feliz quando um livro se espalha igual vírus, ainda mais no caso de Se Eu Ficar que foi um livro que eu adorei, então não vejo o porque de as pessoas ficarem causando "polêmica" quando algo, mesmo que não seja um livro vire sucesso.



SINOPSE: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.





O livro conta a história de Mia que é uma musicista (ela toca violoncelo) e que ama música clássica. Mia é aquele tipo de garota não muito popular na escola e que se sente a deslocada. Apesar de parecer clichê falando, quando você lê, percebe que ela é uma personagem única e incomparável.

Ela é totalmente diferente de sua família, pois seus pais são roqueiros, inclusive seu pai já teve uma banda de Rock quando mais jovem. Até o pequeno Teddy, seu irmão, já aprecia o gênero musical, o que causa a felicidade dos pais. Por mais que Mia seja tão díspar de sua família, eles se dão super bem. Na verdade, enquanto estava lendo eu me imaginava tendo uma família igual da Mia, porque eles são puro amor e afeto (não que a minha não seja, mas a grama do vizinho é sempre mais verde).

O livro começa em uma manhã de inverno, onde a família é surpreendida com uma noticia no rádio de que por causa da neve não haverá aula. Assim, todos resolvem fazer uma visita aos avós de Mia e a um casal de amigos da família, uma vez que ela e Teddy não teriam aula e o pai sendo professor também não trabalharia. A mãe por sua vez, ligou para o trabalho mentindo estar doente para aproveitar o dia com a família.



O que eles não esperavam é que aquele dia ficaria marcado pra sempre, pois no percurso ocorreu um fatídico acidente que matou os pais de Mia na hora e tanto ela, quanto Teddy foram levados para o hospital inconscientes.

O livro se passa em 24 horas e durante o coma, a alma de Mia se "desprende" do corpo e ela fica vagando pelo hospital lembrando de vários momentos de sua vida, logo, o livro é cheio de flashbacks. Esses pensamentos são os fatos que ela está levando em consideração para decidir se ela deve ficar viva ou se deixar ir.

A autora não chega a trazer informações ao leitor do que aconteceria se Mia escolhesse não ficar, isto é morrer. Se, por exemplo, ela iria para o Céu, se ela reencarnaria, ou algo do tipo. A personagem apenas precisa decidir se a vida sem os pais valeria a pena ser vivida.


Grande parte desta decisão se deve ao seu namoro com o roqueiro mais popular da escola, Adam. O romance deles surgiu de forma inesperada quando Adam chamou Mia para um concerto de um músico renomado. E muitos dos flashbacks são Mia lembrando dos bons momentos que passou ao lado dele.

Sua decisão não está centrada somente nele. Boa parcela desta decisão de ficar se deve também a sua amiga Kim e ao restante de sua família, como os avós que sempre apoiaram Mia a se inscrever na Juilliard School, que é uma das, se não a melhor escola de música do mundo.



O livro, por óbvio, é narrado por Mia que mostra ao leitor tudo que está acontecendo e o que aconteceu. Uma coisa que me incomodou é que não importa o tempo que o livro está relatando, a fonte é sempre a mesma e não tem nenhuma indicação ao leitor que o trecho está se referindo ao passado, o que causa um pouco de confusão, ora ou outra.

Apesar desta falha, Se Eu Ficar é uma história que te ensina a refletir sobre se você está realmente aproveitando a vida e dando o máximo de amor e carinho para aqueles que te querem bem, pois amanhã você ou eles podem não estar mais aqui.



Se Eu Ficar entrou para os favoritos do ano porque foi uma história capaz de me tocar, de me fazer feliz, de querer estar perto de pessoas tão maravilhosas como as que cercam Mia e de me fazer chorar com todos os momentos tristes que o livro traz, uma leitura sensacional.

Eu tive o prazer de ver o filme na estréia e foi realmente muito bom e fiel ao livro. A única coisa de diferente é que eu achei que eles vincularam a decisão dela de ficar ou não ao romance com o Adam, não trazendo a tona os momentos especiais que ela passou com a amiga Kim e com seus avós, por exemplo, que pra mim, pareceram muito importantes na decisão final de Mia.

Chloë Grace Moretz nasceu pra fazer qualquer papel e soube interpretar Mia impecavelmente. Os demais atores também representaram muito bem seus personagens.

Tem uma parte do livro que a Mia está em um churrasco de família com os amigos do pai e os amigos de Adam e todo mundo que ela ama ou admira está ali e ela toca violino junto com o Adam que toca guitarra. Essa cena me emocionou no livro e no filme eu comecei a chorar no cinema porque foi inacreditavelmente do mesmo jeito que eu imaginei e foi realmente uma cena emocionante.

O único problema é que o filme não é tão atrativo para quem não leu o livro, pois o final foi exatamente igual e isso pode ser frustrante porque não teve nenhuma indicação ao telespectador de que haveria uma continuação, vi muita gente saindo do cinema xingando.




Apesar dos pesares, eu não tenho como dizer que não gostei da adaptação, era exatamente tudo que eu esperava e já estou louco para assistir novamente.

Se Eu Ficar foi publicado pela editora Novo Conceito e tem uma diagramação incrível, com letras no tamanho certo, páginas amareladas e notas musicais espalhadas por elas, o que o deixou ainda mais belo. A capa é a mesma do filme, mas isso não foi problema pra mim, primeiro porque achei linda demais e segundo porque amo a Chloë.

Então é isso pessoal, sei que muitos já leram este livro, mas eu estava com essa resenha preparada há bastante tempo e não poderia deixá-la guardada.

E você? Ficaria?

Se Eu Ficar 
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Ache o livro no Skoob | Me ache no Skoob.
Avaliação: 5/5 + | Avaliação Geral: 4.1 (baseado em 4431 avaliações)


13 comentários

  1. Parabéns pela resenha Marcelo! Estou ansiosa para ler Se Eu Ficar! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      Espero que você possa ler logo, ele é maravilhoso!
      Outro.

      Excluir
  2. Penso como você... também acho que não se encaixa classificar um livro que está sendo muito lido como "modinha". Ou então, se se classifica, não tem nada a ver julgá-lo por isso. Tem gente que diz: "Ahh não quis ler tal livro pq virou modinha."

    Mas que ótimo que virou né ? Ler é tão bom. E o pior é que, mesmo sabendo disso, faz muito tempo que não pego um livro pra ler.

    Adorei a tua resenha viu. Obrigada por ter visitado meu cantinho.

    Bom final de semana ;)

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna,
      Pura verdade, Isso chega a ser preconceito.
      Sim, mais livros poderiam virar moda.
      Obrigado!

      Excluir
  3. Resenha maravilhosa livro ótimo bom final de semana.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  4. Olha tenho que confessar que gostei bastante de ler o livro SE EU FICAR e agora esse mês eu irei ler a segunda obra da autora e saber o que realmente acontece no ponto de vista de Adam, mas tipo, eu gostei muito da história de Se eu ficar por conta da narrativa e principalmente quando é contado um pouco sobre a vida de Mia. Mas tipo, eu não achei uma história que possamos dizer UAU...PERFEITA...acho que faltou um pouco de emoção...sentimento na obra. E acho que poderia ter desenvolvido melhor a parte onde ela se encontra no hospital, porque ela fica apenas andando de um lado para o outro e pronto. Pra mim acho que isso pecou. Mas no geral gostei. Agora quero saber o que irá acontecer com o restante.

    Agora eu estou ansiosa para ver o filme. Não vi ainda porque na droga do interior nunca chega.
    Mas espero gostar bastante do filme e ter a oportunidade de comprar o livro.
    Em falando nisso, todos tem falado mais bem do filme do que do livro hahahaha
    Enfim...Adorei a sua postagem

    Se cuida e tenha um BOM FINAL DE SEMANA

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,
      Eu já li o segundo livro e gostei mais do que o primeiro.
      Para mim ela foi perfeita e me deixou feliz, triste, emocionado, enfim...
      Sim, espero que você goste de Para onde ela foi.

      Excluir
  5. Oi!
    Adorei a resenha.
    Foi mais um incentivo para ler esse livro que, eu já tinha desistido de ler por conta dos comentários negativos.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook - Tem promoção lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana,
      Espero que você leia, não desanime, ele é maravilhoso!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem ??

    Sua resenha foi incrivelmente bela... Fiquei emocionada ao lê-la. Eu não li o livro ainda. Ele está aqui lindinho me esperando para ler... mas fui assistir o filme e chorei bastante principalmente na mesma cena que você citou. Achei ela perfeita e linda... eu não xinguei no final do filme, mas me senti frustrada porque até então eu ainda não sabia que o livro teria continuação mesmo não tendo do filme rs. Assim que soube fiquei mais calma rsrsrs... Pretendo comprar a sequência tão logo assim poderei ficar mais tranquila quando ler o livro um. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana,
      Obrigado.
      Espero que você leia logo.
      Nossa, aquela cena é arrebatadora. Quero muito rever o filme, vou esperar sair o DVD.
      Sim, é verdade, muita gente saiu assim que nem você. Já li o segundo e amei também.

      Excluir
  7. Quero muito ler este livro,pelo que me falaram parece ótimo, também não assisti o filme ainda porque quero ler o livro primeiro.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá pessoal, obrigado por deixar sua opinião ou sua ideia. Isto é muito importante para mim.

O blog Enquanto Estava Lendo Agradece sua Visita! Curta Nossa Fanpage