Image Map

Especial do Mês das Crianças: Resenha: Ratobúrguer


Olá leitores, como estão? Hoje continuando com o especial do mês das crianças, vamos falar um pouco sobre mais um livro do David Walliams que se chama Ratobúrguer.


SINOPSE: Zoe não tem amigos, a madrasta não é nada simpática com ela e seu único companheiro, um hamster, morreu. Para piorar, o pai está desempregado e a valentona da escola vive para atormentá-la. Mas tudo melhora quando Zoe encontra Armitage, um ratinho muito fofo e inteligente, embaixo de sua cama. Um novo vilão, porém, chega à cidade - Burt, um terrível, malvado e assustador vendedor de hambúrgueres que usa carne de rato para cozinhar. Armitage, então, torna-se seu alvo. Cabe a Zoe salvar seu melhor amigo, e ela jamais vai desistir, não importa o que aconteça.





O livro conta a história de Zoe que é uma menina muito triste e solitária. Sua madastra Sheila é uma gorda desocupada que só come batatinhas de camarão o dia todo e odeia a enteada. Na escola, Zoe é perseguida pela valentona chamada Tina Trotts e sua trupe e para piorar tudo, apesar de ter um pai muito amável, o mesmo está afundado nas bebidas, pois desde que perdeu o emprego em uma fábrica de sorvetes e não consegue se reinserir no mercado de trabalho (na verdade é um vagabundo, esperando um emprego cair do céu!)

A felicidade de Zoe então, se baseia somente em seu hamster chamado Gergilim, até que um dia a menina encontra o animalzinho morto. Muito triste e decepcionada por não poder mais treinar Gergilim para seu show de animais, onde a menina sonha em ensiná-los a fazerem grandes proezas, como por exemplo, treinar águas vivas para lutarem karatê ou ensinar um hipopótamo a pular de bungee jump, acaba encontrando um novo bichinho.

Como Zoe é muito pobre e mora em um prédio caindo aos pedaços, ela acaba encontrando um filhote de rato em seu quarto. Esse rato é aqueles que as pessoas tem pavor, mas Zoe acha ele uma fofura e acaba vendo nele um novo amigo e também a chance de conseguir continuar com seu sonho de ser uma treinadora de animais.



Zoe então, coloca o nome do ratinho de Armitage e com ele passa a viver momentos maravilhosos. Mas Armitage não traz só felicidade a vida da menina, pois além de trazer problemas na escola e com a madrasta que odeia roedores, Zoe corre grande perigo com o malvado Burt, que é um vendedor de hambúrguer.

Burt quer de qualquer forma capturar o ratinho de Zoe para fazer... Isso mesmo que vocês estão pensando. Como o próprio autor diz, o título do livro deixa claro a intenção desse vendedor repugnante... fazer hambúrguer de rato.

O livro é divertidíssimo e eu já decidi que quero ler todos os livros que o autor vier a publicar. Até o momento já li Vovó Vigarista que foi resenhado aqui, Ratobúrguer e Senhor Fedor que deve ser resenhado aqui na próxima semana. O autor tem vários livros publicados, mas aqui no Brasil somente estes acima e mais dois: O menino Bilionário e O Menino de Vestido, que já estão na minha lista de desejados.

Como eu disse na resenha de Vovó Vigarista, repito, os livros do autor não tem nada impróprio para uma criança e nada que o torne chato para um adulto, então pode ser lido por pessoas de qualquer idade.

As ilustrações são maravilhosas e produzidas pelo artista Tony Ross. Vou deixar fotos de algumas delas aqui, mas no livro tem muitas outras.


A construção utilizada pelo autor é hilária e te faz rir quase que na história inteira, além de ser bem autêntica. Ele interage com o autor no decorrer da trama, utiliza letras grandes quando alguém grita e faz diversas referências engraçadas o tempo todo.

Nesse livro, novamente temos a figura do jornaleiro Raj, que pelo visto, está presente em todos os livros do autor, o que é incrível, porque Raj é particularmente um cara muito engraçado e sempre tenta empurrar aos seus fregueses com suas promoções hiper sem noção, como compre sete sorvetes e leve o oitavo de graça em pleno inverno.

A única coisa que eu não gostei neste livro, foi que  a história veio se desenvolvendo em um ritmo constante, mas no final o autor começou a correr, parecendo que estava com pressa de terminar o livro e isso me incomodou um bocado, e portanto, não pude atribuir nota máxima ao livro. Mas, ainda assim, super recomendo não só esse, mas todos os livros do autor, a diversão é garantida.


E pra quem acha que fazer sanduíche de rato é uma coisa impossível, deixo o vídeo abaixo, advertindo que só deve ver quem tem o estomago forte:



Ratobúrguer
Autor: David Walliams
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Ache o livro no Skoob | Me ache no Skoob.
Avaliação: 3/5 | Avaliação Geral: 4.1 (baseado em 20 avaliações)


7 comentários

  1. Esse livro deve ser muito engraçadinho. Eu adoro livros infantis, ainda mais quando tem essas ilustrações incríveis.
    Já coloquei entre os meus desejados.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  2. Que bacaaaana!
    Adoro livros infantis!
    Amei essas ilustrações, são as partes mais legais de todos os livros xD
    Quero escrever um também! *o*
    Bjoss

    fotografiaeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Marcelo. Esse autor é bastante elogiado e o livro realmente parece ser um ótimo infantojuvenil. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Meu Deeeus, aqueles ratos ! Huhauhahua.

    Preciso comprar esse livro pra minha pequena... agora ela tá pegando gosto pela leitura e espero que pegue mesmo e não largue mais :)

    Bjooo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcelo,
    Não conhecia esse livro achei interessante e gostei das ilustrações, estou tentando escrever um infantil também.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não li nada do autor. Mas, livro parece ser divertidíssimo.
    Adorei essas ilustrações, dão um clima mais legal para a leitura.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir

Olá pessoal, obrigado por deixar sua opinião ou sua ideia. Isto é muito importante para mim.

O blog Enquanto Estava Lendo Agradece sua Visita! Curta Nossa Fanpage