Image Map

Especial do Mês das Crianças: Resenha: Vovó Vigarista


Olá leitores, como estão? Hoje mais um post do Especial do Mês das Crianças com a resenha do livro Vovó Vigarista do autor David Walliams




SINOPSE: Se você acha que toda vovozinha é igual, precisa conhecer a avó de Ben. Ela poderia se passar por uma senhorinha qualquer: é velha, usa um casaquinho lilás e faz palavras-cruzadas. Toda sexta-feira Ben dorme na casa dela, e isso para ele é o fim. No jantar sempre tem repolho, a tevê nunca funciona e a avó o faz ir para a cama às oito da noite. E no dia seguinte nem tem aula! Como qualquer outro menino, Ben acha tudo isso chato demais. Ou pelo menos achava, até descobrir que a coisa toda não passa de um disfarce: vovó, na verdade, é uma vigarista internacional, a ladra de joias mais procurada do mundo. Agora, juntos, eles vão planejar o maior roubo de todos os tempos. Você, é claro, vai rir bastante. E pode até chorar. Mas nunca, nunca mais vai pensar em vovós como antes.





O livro conta a história de Ben, um menino que sonha em ser encanador (sim, você não leu errado, ele sonha em ser um encanador quando crescer e inclusive coleciona revistas especiais de encanadores) e não recebe a devida atenção dos pais que só pensam em uma única coisa na vida: Dança de Salão.

Todas as sextas-feiras quando os pais de Ben saem para dançar, deixam o menino com a avó. Ben não a suporta, pois a acha velha, chata e fedorenta, afinal a mulher faz tantas receitas com repolho que o cheiro do vegetal já se atrelou ao seu corpo.

O menino sempre teve repulsa de ir a casa da avó e sempre pedia a seus pais que o buscasse o mais rápido possível. Até que um dia, ele descobre uma infinidade de jóias em uma lata de biscoitos. Obstinado a desvendar a razão da existência daquelas jóias, Ben segue a avó pela noite e descobre que a mesma se trata de uma ladra de jóias internacionalmente procurada.


A avó de Ben então acaba tendo que contar ao neto todas as suas histórias dos roubos que efetuou quando era mais nova, o que deixa o menino muito empolgado. Em um dos diálogos, a velinha conta para ele que sempre sonhou em roubas as jóias da Coroa, mas nunca conseguiu, então o neto tem a brilhante ideia de bolar um plano para conseguir realizar esta missão quase impossível.

Vovó Vigarista é um livro que pode ser lido por pessoas de todas as idades, não existe nada muito rebuscado que uma criança não entenderia e nada que não seja bem trabalhado ao ponto de tornar o livro enfadonho para um adulto.

O livro é cheio de passagens de humor, que deixa a história super divertida, me proporcionou várias gargalhadas. Já estou lendo outro livro do autor (Ratobúrguer) e pelo jeito vou ler todos, pois este também é super divertido.



No livro tem um trecho que ensina uma criança a como fingir para os pais que escovou os dentes, uma espécie de passo a passo para escovar os dentes de qualquer forma e seus pais pensarem que você escovou super bem. Isso me preocupou um pouco quando a questão é uma criança muito pequena que pode acabar sendo influenciada, então acho que o humor desta ideia passou um pouco dos limites, já que se trata de um livro infantil.

Para minha surpresa, o livro foi adaptado para televisão pelo canal BBC. O filme tem algumas pequenas diferenças em relação ao livro, mas manteve os detalhes importantes. Na minha opinião, o livro foi muito mais divertido do que o filme e acho que isso se deve a escolha errada dos atores que interpretaram os papeis secundários. Em contrapartida, o filme consegue passar mais veracidade nas partes emocionantes.



A capa do livro é linda demais e toda trabalhada, além do livro conter diversas ilustrações bacanas. Por ser um livro infantil, a fonte utilizada é bem grande e o espaçamento é duplo, assim a leitura fluiu rapidamente. Eu o li em dois dias por falta de tempo, mas ele pode ser facilmente lido em algumas horas.

Vovó Vigarista é um livro que ensina que não é porque uma pessoa é velha, que ela é chata e muito menos que ela não possa te oferecer momentos incríveis, além de ensinar a amar e respeitar os mais velhos. Um livro que recomendo para todos.

Vovó Vigarista
Autor: David Walliams
Editora: Intrínseca
Páginas: 240
Ache o livro no Skoob | Me ache no Skoob.
Avaliação: 4/5 | Avaliação Geral: 4.1 (baseado em 172 avaliações)

18 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Nossa, eu amo a capa desse livro mas nunca tinha lido nenhuma resenha, adorei as ilustrações!
    Não sabia que tinha o filme desse livro, agora deu vontade de assistir!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros infantis! Já li um livro do David, O Menino de Vestido e achei fenomenal, uma leitura muito agradável e divertida, para todas as idades. Quero muito ler Vovó Vigarista, me chamou atenção :D
    Beijo
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero ler O menino de vestido, deve ser legal igual aos outros!
      Leia sim, beijos!

      Excluir
  3. Adorei conhecer este livro, parece ser bem divertido e leve mesmo! :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa,

    Eu não conhecia o livro mas achei um amoooor. O tema abordado, o fato de ser leve e engraçado e as ilustrações.
    Leria com certeza!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Ola
    esse parece ser um livro muito divertido, tinha vontade de ler, quem sabe algum dia quando chegar em minhas mãos.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Esse livro parece ser no minimo cômico, imagina você de repente descobrir que a sua avó é uma ladra procurada internacionalmente?
    As aventuras que você iria viver ao lado delas seriam realmente surpreendentes.

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna, pode crer! São justamente essas aventuras que deixam o livro incrível.

      Excluir
  7. Quase comprei ele na Bienal! Olhei, coloquei nos pilha e fui para o caixa, mas no meio do caminho acabei desistindo
    Uma pena porque sempre vejo resenhas positivas dele! Quero ler, vou comprar hehe
    adorei a resenha
    bjs
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na próxima leva ele pra casa, recomendo qualquer livro do autor!

      Excluir
  8. Já tinha visto o livro, mas não sabia sobre a adaptação. Eu quero muito ter ele na minha estante. Parece ser um ótimo livro e a edição está maravilhosa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também descobri depois Sil.
      Espero que você possa lê-lo!

      Excluir
  9. Marcelo eu tenho este livro, mas não li e nem vou ler. Li o final. Nada mais a falar né, um erro terrível que estragou uma leitura que com certeza seria maravilhosa.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh porque fez isso? Realmente perde um pouco a graça, mas ainda assim, acho que vale a pena.

      Excluir

Olá pessoal, obrigado por deixar sua opinião ou sua ideia. Isto é muito importante para mim.

O blog Enquanto Estava Lendo Agradece sua Visita! Curta Nossa Fanpage