Image Map

Resenha: Esquizo A Realidade é Ilusória - Maurício



Olá leitores, já faz tempo que quero compartilhar esse livro maravilhoso com vocês. Esquizo A Realidade é Ilusória, é um livro do escritor nacional Mauricio C. Garcia, autor parceiro do Enquanto Estava Lendo.

SINOPSE: Uma grande cidade do Sul do Brasil. Um homem chega numa delegacia. Enrolado em uma toalha encharcada de sangue, não sabe de onde veio ou quem ele é. Uma equipe de investigadores, liderada por um experiente comissário e uma psiquiatra, embarca em uma extraordinária jornada em busca de respostas, e o que encontram são fragmentos de uma vida em um labirinto de delírios. Esquizo traz a trama dramática de uma pessoa que sofre de esquizofrenia e perde contato com a realidade. Ao se dar conta da situação em que se encontra nos breves momentos de lucidez, percebe que seu passado e caráter são colocados à prova. Com um surpreendente desfecho, Esquizo deixa o leitor perguntando até o último momento. Afinal, quem é Esquizo?

Compre o Livro de Forma Segura: Site Oficial (Frete Grátis)
+ Mais: Site Oficial - Fanpage

Esquizo é um livro que se passa em uma cidade do Sul e nela vamos ter como protagonista o Comissário Rocha que o responsável pela investigação de um caso nada comum. Certo dia, ele recebe uma chamada de seu subordinado para que compareça a delegacia onde trabalham com a maior brevidade possível, pois algo muito estranho havia acontecido.

Um homem que aparentemente não se lembra de nada, nem se quer seu próprio nome, havia chegado na delegacia coberto por apenas uma toalha suja de sangue. Por óbvio, os integrantes da delegacia pensam que o homem está envolvido em algum criem e assim se inicia a apuração do caso.


O Comissário Rocha então é o responsável por essa investigação e o mesmo começa a montar o caso para desvendar quem é o homem e o que o levou até esta situação. O investigado aparenta ser esquizofrênico, e portanto, o caso é apelidado de Caso Esquizo.

O homem assim, acaba por ficar sob custódia e é enviado para uma clinica psiquiátrica aos cuidados da Doutora Rosemeri, que é outra personagem muito importante na história e que se faz fundamental no desfecho da história.


Durante sua estadia na clínica, Esquizo começa a deixar evidente a sua situação esquizofrênica, apresentando distúrbio de personalidade. Ora ele é o próprio Esquizo, ora é o menino Júnior e as vezes se apresenta como Rui, uma beberrão machista e agressivo.

Navegando pelas personalidades de Esquizo, o Comissário Rocha começa a desvendar os mistérios que envolvem o passado do investigado, deixando o leitor muito curioso para saber afinal quem é Esquizo, de onde ele veio e qual a sua real história.

Houve acerto do autor, ao escrever a história em terceira pessoa, deixando muito claro tudo o que o mesmo queria passar com seu livro. A escrita é impecável e restou transparente o acurado trabalho de pesquisa feito pelo escritor, que apesar de designer gráfico, soube escrever muito bem tanto sobre área médica psiquiátrica, como a área criminal (focada a parte das investigações). No próprio livro, o autor agradece ao comissário e os profissionais da área médica que o ajudaram a escrever este maravilhoso mistério policial.

A capa é simplesmente maravilhosa e se encaixa perfeitamente ao tema com o olhar misterioso do Esquizo. Além disto, o livro conta com um acabamento de luxo em capa dura. Uma edição realmente muito especial, típica de colecionador.

O livro também é repleto de ilustrações em 2D e 3D, inclusive quem o compra, ganha um óculos 3D para acompanhar as imagens em dimensões.  Outro aspecto que eu achei interessante é que todas as páginas do livro contém alguma pequena ilustração que tem haver com a história, isso o deixou realmente muito atrativo.


Percebo que recentemente, os autores brasileiros estão trazendo grandes novidades e não se limitando a escrever uma boa história. Inegável que o autor soube trazer um trabalho impecável e inovador para nossa literatura nacional que deve servir de exemplo.

Antes mesmo de começar a ler Esquizo, eu já estava muito satisfeito com toda a proposta e depois que eu li não mudei de opinião. É um livro que recomendo a todos os leitores.

Outros livros do autor:


Esquizo - A Realidade é Ilusória
Autor: Maurício C. Garcia
Editora: Publicação Independente
Páginas: 237
Ache o livro no Skoob | Me ache no Skoob.
Avaliação: 5 +  | Avaliação Geral: 4.9 (baseado em 8 avaliações)

28 comentários

  1. Simplesmente gamei nesse livro, a história é muito boa peço o que eu pude compreender, mas esses detalhes do livro são perfeitos! Nunca li algum livro de autor nacional com este tipo de trabalho final, quero ele pra já! Abraços.
    http://cafeliterari-o.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom Allenylson, espero que você consiga lê-lo em breve :) E obrigado por gostar da resenha.

      Excluir
  2. Que livro lindo! Capricharam na edição, ein? *-*
    Adorei a trama, faz bem meu estilo!
    Já coloquei nos desejados!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa,
      Sim, muito caprichada!
      Que bom, espero que possa lê-lo :)

      Excluir
  3. Oi!
    Tai uma obra nacional digna de se ter na estante.
    O livro parece ser maravilhoso. O que mais me chamou atenção foi a diagramação, claro que o enredo parece ser fantástico, mas a diagramação me fascinou!
    O livro já está na minha lista.
    Adorei o blog, seguindo.
    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, como vai?
      Com crtz, esse livro é fantástico.
      Que máximo, espero que consiga lê-lo.
      Obrigado, vou retribuir :)

      Excluir
  4. Heey!

    Meu Deus, que trabalho maravilhoso com a diagramação desse livro! Fiquei babando aqui, sério! A narração é em terceira pessoa? Imaginei que seria em primeira, mas agora que parei pra pensar realmente deve ter ficado melhor assim, porque mergulhar nos pensamentos do protagonista ia ser muito confuso. Os nacionais estão com tudo, tenho me surpreendido muito, e com certeza vou adicionar esse à minha lista! Ótima resenha, querido.

    Beijinhos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Sim, em terceira pessoa ficou melhor. Se fosse em primeira talvez se passasse pelo ponto de vista do Rocha e não do Esquizo. Seria complicado mesmo escrever Esquizo narrando a história.
      Que ótimo.
      Beijos.

      Excluir
  5. Nossa, que livro lindo, essas ilustrações em 3D, que sacada genial, o enredo é incrivel e pela sua resenha o livro deve ser sensacional, vou precisar ler ele com toda a certeza

    Abraços
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Achei demais esse lance de óculos 3D para livros!
    Incomum e criativo! :)

    Fiquei com vontade de ter o livro só para vivenciar esta experiência de leitura.
    Deve ser divertido.

    Um beijo,

    Algumas Observações
    Teoria, Prática e Aprendizado
    Nosso Clube do Livro

    ResponderExcluir
  7. Oiee, tudo bem?

    O livro tem imagens em 3D? Nossa que irado! Nunca tinha visto algo parecido. A história parece ser bem interessante, adoro livros de suspense.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus em que mundo eu vivo que não conhecia esse livro? Preciso dele, sua resenha me laçou, parecer ser mesmo um ótimo livro e ainda com essa pegada de 3 D, perfeito :DD
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brubs, ah que legal, fico feliz que tenha gostado, espero que consiga lê-lo.

      Excluir
  9. Olá, Marcelo!

    Passando aqui para agradecer sua visita ao LO e lhe parabenizar pela excelente resenha. A história parece ótima, gosto dessa estratégia de dar diferentes personalidades a um personagem, mesmo que enfermo, é interessante observarmos esses comportamentos humanos. Além disso, amo livros com ilustrações, acho lindo e perfeito. hahaha

    Grande Abraço,

    http://legereoculis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Raimundo.
      O livro é uma verdadeira perfeição :)

      Excluir
  10. Nossa, acho que nunca vi um livro de publicação independente com uma diagramação tão incrível. Autor caprichou muito! Fiquei interessada por ser ambientado no Sul! mas por enquanto parei as compras e vou ler só o que tenho aqui em casa...
    hahaha

    Beijos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula,
      Sei bem como é isso.
      Tem horas que não dá mais para comprar.
      Aqui em casa tá tenso de espaço já.

      Excluir
  11. Oi, Marcelo!
    Adorei a resenha e a premissa do livro!
    Parece envolvente e intrigante, até por se tratar de distúrbios psicológicos. Além do mais, o suspense policial é um dos meus gêneros favoritos! Com certeza leria esse livro. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcelo!

    O autor teve um capricho excelente com esse livro, dá pra ver só pelas fotos!
    Já sobre a história, eu fiquei mesmo curiosa. Eu adoro saber mais da mente das pessoas, e por saber que ele adquire esquizofrenia, é um ponto a mais. Eu fico bem curiosa com esses temas :)

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. O livro tem capa dura :O Já quero haha brincadeira a parte eu adoro livros bem trabalhados, com desenhos sabe? Na verdade não precisa ter desenhos, precisa apenas ter aquele cuidado especial de capa a capa e já me conquista.

    Fiquei bastante interessada no livro, curiosa por demais para ver todas as personalidades de Esquizo em ação. Com toda certeza vai para o meu skoob na área de desejados, em breve compro ele.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jheyscilane,
      Dá para perceber que você gostou mesmo!
      Fico feliz.
      Espero que consiga lê-lo em breve *-*

      Excluir
  14. Marcelo, meu caro, tudo bem?
    Que dica maravilhosa, hein!!
    Eu não conhecia o livro, mas a resenha foi de tirar o folego.

    Obrigado pela indicação.

    Abraço

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá pessoal, obrigado por deixar sua opinião ou sua ideia. Isto é muito importante para mim.

O blog Enquanto Estava Lendo Agradece sua Visita! Curta Nossa Fanpage