Image Map

Resenha: Atemporal por Rodrigo Mendes


Olá leitores, como estão? Hoje trago pra vocês um pouco sobre essa incrível investigação policial nacional chamada Atemporal, que foi enviada pelo escritor parceiro do blog, Rodrigo Mendes. Esse livro entrou para os meus livros favoritos do ano, então acho que vale a pena conferir a resenha. 

SINOPSE: Ano de 2023. Lucas, um jovem policial, encontra evidências de um crime não solucionado, e que foi cometido em 1983. O caso contém ligações com seu pai, um policial aposentado que se culpa desde então por não ter impedido tal homicídio que o marcou para a vida toda. Disposto a desvendar o mistério e levar o assassino à Justiça, o jovem policial embarca em uma corrida contra o tempo, e, mesmo sofrendo ameaças, segue com a investigação obtendo também a ajuda de um misterioso informante. Paralelo a isso, ele acaba tendo acesso a uma poderosa descoberta científica: a invenção de uma máquina do tempo que pode estar sendo usada por uma empresa para fins ilícitos. Porém, envolver-se nesse intrincado caso pode resultar mudanças inimagináveis na vida de Lucas e na de todos ao seu redor.

Atemporal se passa em dois períodos distintos, quais sejam: 1983 e 2023. O primeiro período (1983) é bem curto e composto por apenas 2 capítulos que são fundamentais para a compreensão da história.


Em 1983, André Garcia investigava os primeiros contrabandos de Crack no Brasil e acabou sendo sequestrado e morto, não sendo o assassino descoberto e tão pouco capturado. Após dois breves capítulos que explicam essa primeira parte ocorrida no passado, o livro dá um salto para o ano de 2023 nos apresentando o protagonista de Atemporal, o policial Lucas, que é filho de Rico. Este por sua vez era parceiro de André há 40 anos atrás e também participa da segunda parte da história trazida no livro.

Após 40 anos da investigação do caso de André, Lucas recebe informações novas sobre a investigação. A informação consiste em uma placa de metal que foi encontrada na cena do crime e curiosamente este objeto foi fabricado em 2023, inclusive em data posterior a que o livro se passa.



Essas informações foram obtidas através de um aparelho de última geração tecnológica que consegue obter detalhes a respeito de qualquer produto (fabricante, data de fabricação, etc), como se fosse uma espécie de análise de DNA Estrutural. Lucas 'a priori', fica incrédulo com as informações obtidas por Rocha (um funcionário no Laboratório de Criminalística), mas fascinado pelo impossível, reabre a investigação, disposto a por um fim no caso.

O que ele não sabe é que tanto ele, quanto a sua família terão a vida colocada em perigo por conta das circunstância que envolvem esse antigo mistério.

Em determinado momento do livro, é trazido ao leitor a informação da criação de uma máquina do tempo, por um famoso empresário (Ben Masters), fazendo o protagonista se questionar se a referida máquina tem ligação com a placa metálica, deixando a história ainda mais empolgante e futurística.




Além de todos esses fatos, Lucas está sendo ajudado por uma pessoa anônima que no decorrer do caso envia pistas e avisos ao policial fazendo com que ele tenha mais um incógnita para decifrar.

O autor aproveita sua história para fazer diversas "adivinhações" sobre o futuro, como metrôs super rápidos que flutuam, aplicativos de celular que indicam o humor da pessoa que está te ligando e até placares de jogos de Copas do Mundo futuras.

Os personagens são muito bem construídos e os que mais me alegraram foram Rico, por ser um pouco ranzinza, mas demonstrando no decorrer da história, todo o amor que sente por seus filhos; Daniela, que é a recepcionista do Laboratório de Criminalística e a mulher por quem Lucas é apaixonado e o autor sobre trabalhar muito bem o romance deles; e também as irmãs gemêas de Lucas, Stephany e Nathaly, pois apesar de elas quase não serem mencionadas no livro, elas são gêmeas e eu tenho verdadeira paixão por gêmeos e tudo que se relacione a eles, como alguns de vocês devem saber.

O romance de Lucas e Daniela flui rápido demais na história e algumas pessoas podem ter a impressão que o autor quis forçar uma barra, mas isso não se mostrou verdade para mim, posto que a história deixa clara que a atração de um pelo outro está contida há muito tempo, então por conta disso, eles se tornaram íntimos muito rapidamente.



A leitura é rápida e tranquila, uma vez que além da história ser narrada em terceira pessoa, a diagramação é no ponto certo, afinal o livro foi publicado pela Novo Século e a diagramação deles é a mais perfeita, na minha opinião. As folhas são amareladas e o livro conta com 237 páginas, sendo uma leitura muito prazerosa e que pode ser feita em pouco tempo.

Atemporal me conquistou pela convicção que o autor consegue passar ao leitor. Enquanto Estava Lendo, me sentia realmente em 2023 e vivenciando todo o ambiente futurístico que o Rodrigo conseguiu projetar na cidade de São Paulo e olha que eu nunca fui em Sampa.

A história se encerra de uma forma surpreendente, pelo menos, eu não imaginava de nenhuma forma, como seria esse desfecho. Além disso, não houve nenhum furo, todos os pontos foram fechados e com muito capricho pelo autor, que pensou minuciosamente em cada detalhe do que escreveu, não é a toa que o livro tem o selo de Talentos da Literatura Brasileira.



A capa foi a mais agradável possível. Em cor azul, que é a minha favorita e com essa ampulheta linda de fundo que deu um toque especial. Considero a capa simples perto das de outros livros que tenho da editora, mas o simples foi o suficiente para deixá-la fenomenal.

É isso pessoal, acho que já falei demais e deu para ver que eu gostei muito do livro. Podem apostar sem medo, indico esta leitura para qualquer leitor.

Atemporal 
E Se o Que Você Fizer No Futuro Afetar o Passado?
Autor: Rodrigo Mendes
Editora: Novo Século | Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 237
Ache o livro no Skoob | Me ache no Skoob.
Avaliação: 5 + | Avaliação Geral: 4.5 (baseado em 20 avaliações)

23 comentários

  1. Que resenha fantástica, Marcelo, obrigado! E adorei a ampulheta! Estou até procurando uma pra comprar tb! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, obrigado!
      Como te disse no facebook, quando eu for novamente na feira que comprei, vou comprar uma pra você!

      Excluir
  2. Oie,
    não conhecia o livro, mas pelo que você comentou acho que vou gostar.
    Isso de 'forçar a barra' é bem relativo, acho que vai da percepção de cada leitor

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,
      Que bom!!
      Verdade, por isso que eu disse que isso não se mostrou verdade pra mim :)

      Excluir
  3. Oi!
    Estou querendo ler um livro do gênero a bastante tempo.
    Esse parece ser muito bom, contém uma premissa legal.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  4. Ola
    gosto de livros desse gênero e esse já chamou minha atenção, principalmente com a resenha detalhada, legal que se passa em duas épocas diferentes e que o personagem tenta desvendar um crime que ocorreu no passado.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcelo,
    que resenha linda!
    não conhecia o livro, mas você me deixou super curiosa :O

    Parabéns!
    um grande Abraço
    Marília Lopes
    www.livrosesonhos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Que legal ver a resenha desse livro por aqui. É a minha leitura neste momento.
    Não li toda a resenha porque ainda não terminei, né? HAHA
    Mas, pelo que vi, concordo contigo em alguns aspectos. O livro está me conquistando.

    BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela.
      Ah, que supeeeeer!
      Verdade, mas ela nem tem spoilers :)
      Que ótimo, muito bom ver que concorda comigo, beijão!

      Excluir
  7. Oi Marcelo,
    Não conhecia a história mas achei interessante, a capa do livro é muito linda, não sei porque me lembrei de um personagem do under the dome que também tem essas correntes de identificação..rsrs. Sobre a trama parece ser um livro que prende com vários acontecimentos na medida certa, se tiver a oportunidade vou ler sim.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel,
      Ela é linda demais!
      Eu não vejo UTD, mas morro de vontade, queria ler o livro antes.
      Espero que você consiga, beijão!

      Excluir
  8. Poxa,fiquei muito alegre de conhecer outro livro nacional, eu adorei a trama! Lerei com certeza! :D
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Para quem gostou da resenha e do livro, um aviso: a Saraiva está vendendo o livro por R$9,90. Aproveite e garanta o seu! :)

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marcelo! Tudo bem?
    Adoro livros policiais! Esse gênero, inclusive, é um dos meus favoritos.
    Gostei da sua resenha, fiquei receosa com relação a alguns elementos da história, mas ainda assim leria o livro, se surgisse a oportunidade.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priih,
      Esse gênero está se tornando um dos meus favoritos também.
      Que bom, espero que você possa ler :)

      Excluir
  11. Oii,

    Lembro de quando vc postou o livro aqui, sinopse já tinha me atraido e a sua resenha mais ainda, pretendo ler em breve o livro :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Muito legal a resenha!
    Tenho o livro e pretendo ler logo. Tenho certeza que vou adorar!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    Ah! Obrigada pela visita. Já estou seguindo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, leia porque você não sabe o que está perdendo.

      Excluir

Olá pessoal, obrigado por deixar sua opinião ou sua ideia. Isto é muito importante para mim.

O blog Enquanto Estava Lendo Agradece sua Visita! Curta Nossa Fanpage