Image Map

[Resenha] Entre Nós + Entrevista com os Autores




Seres Sobrenaturais em Território Brasileiro

Entre Nós é o primeiro livro da série Mais Além da Escuridão, escrito pelos autores brasileiros Cátia Mourão e Johnatan Souza que conta a história de Carlie, uma vampira, dividida entre o amor de seu mentor e também vampiro, Donavam Hunter e um anjo caído chamano Johnantan Fallen. Vamos conferir a sinopse abaixo?

(resenha também em vídeo, ao final do post)



SINOPSE: “Entre Nós” é o primeiro livro da série “Mais Além da Escuridão”, dos escritores Johnatan Souza e Catia Mourão. A saga tem como personagens centrais os vampiros Donovan Hunter, Carlie Marie e o anjo caído Johnatan Fallen. No primeiro livro, Carlie, que vive sob a proteção de Donovan desde sua conversão, conhece Johnatan, quando Donovan se ausenta em uma viagem e se apaixona pelo anjo dando início a um romance turbulento, cheio de intrigas e ciúmes. Com o retorno de Donovan ela se vê dividida entre o vampiro que é sua única família há quase um século e o anjo caído com quem ela descobre o amor. Os conflitos gerados nesse triângulo e o retorno inesperado de antigos inimigos de Donovan vão gerar problemas que colocarão sua existência e a de seus amigos em risco. Batalhas, paixão, segredos revelados e novos personagens que surgem inesperadamente dão a tônica dessa nova série da literatura fantástica.


O livro é bem autêntico, diferente de todos os livros de vampiro que eu já tinha visto antes. É muito bom saber que os autores não se deixaram influenciar pelos milhares de tipos de vampiros que já existiam e criaram o seu estilo próprio. Quanto a anjos eu não posso opinar muito, porque nunca tinha lido nada antes acerca dessas criaturas, mas creio que os autores pelo potencial mostrado, também exploraram novos traços para o personagem Johnatan Fallen.


O livro é narrado pelos dois personagens centrais, Carlie e Johnatan, o que é um ponto positivo. Eu particularmente amo os livros que são contados por mais de um personagem porque eles exploram diferentes pontos de vista, mostrando ao leitor a história por várias perspectivas. E os autores fizeram um trabalho muito inteligente, pois a forma de escrita deles é uníssona, não dá para diferenciar quem está escrevendo em cada momento.

Não se pode deixar de mencionar, que os escritores criaram vários mistérios durante a história, como por exemplo a viagem feita por Donovan Hunter, onde não ficou confirmado o que de fato o mesmo teria feito durante ela. A transformação da Carlie em vampira, uma vez que não abordado como de fato ocorreu, apesar do levantamento de suspeitas de que não foi como ela imaginava e narrou do decorrer do livro. Mistérios estes e outros que serão desvendados no decorrer da série.

Podem também esperar muita ação durantes as batalhas que se desenvolvem no livro, pois como dito na sinopse antigos inimigos de Donovan aparecem para dar um sacode na história que até então rodava em volta tão somente dos personagens principais.


Eu tive a oportunidade de fazer uma entrevista com a Cátia e o Johnatam para deixar vocês mais apurados acerca do livro e dos próprios autores em si, vamos lá:

ENQUANTO ESTAVA LENDO: 1. Mais além da Escuridão é o primeiro trabalho publicado de vocês? 

AUTORES: Sim. Tivemos essa ideia maluca de escrever um romance fantástico ambientado principalmente no Brasil. A princípio era para ser um único livro, mas os personagens foram crescendo e a história se desenvolveu mais do que o previsto, então vimos que não seria possível realizar tudo em um único volume. Assim decidimos apostar na saga. 

ENQUANTO ESTAVA LENDO: 2. Onde vocês se conheceram?

AUTORES: Inicialmente na rede social. Descobrimos afinidades pessoais e o gosto em comum pela literatura fantástica. Depois disso foi fácil. Nos encontramos em São Paulo e a amizade cresceu naturalmente. Hoje somos praticamente família. 

ENQUANTO ESTAVA LENDO: 3. De onde surgiu a ideia de escrever o livro? 

AUTORES: Na verdade a ideia surgiu de uma brincadeira particular que fazíamos sobre anjos e vampiros, que em certo ponto ficou tão legal que resolvemos passar para o papel. 

 ENQUANTO ESTAVA LENDO: 4. De quem foi à ideia de colocar o nome do anjo de Johnatan, igual ao do autor? 

AUTORES: Isso também foi fruto da nossa brincadeira. Podemos dizer que o anjo é o alter ego do Johnatan. Foi assim por muito tempo e quando começamos a escrever a história já era tarde para mudar o nome do personagem. 

ENQUANTO ESTAVA LENDO: 5. Já existe uma previsão de quantos volumes serão lançados? 

AUTORES: Existe sim. A série completa terá seis volumes. Os três primeiros são o desenvolvimento da história e os três últimos serão os livros pessoais de cada um dos personagens centrais da trama. Então, teremos um livro que conta a história da Carlie antes e depois de ser convertida, até conhecer o anjo. Um livro que vai contar a história do anjo antes e depois de sua queda, até encontrar a Carlie e um livro que contará a trajetória do vampiro Donovan, desde seu “nascimento” até sua paixão por Carlie, motivo pelo qual ele renegou seu clã de origem.

ENQUANTO ESTAVA LENDO: 6. Qual o título do próximo livro e quando será publicado? 

AUTORES: O segundo livro da série se chama “Revelações” e será publicado em setembro de 2014. Como o próprio título diz, os fãs podem se preparar para grandes surpresas. Muitos segredos que ficaram ocultos em “Entre Nós” serão revelados no segundo livro e também outras situações da trama que os leitores nem imaginam. O livro II já é sem dúvida nosso preferido. 

ENQUANTO ESTAVA LENDO: 7. Quais as dificuldades encontradas para publicar o livro? 

AUTORES: Bem Marcelo, você sabe como funciona o mercado editorial no Brasil. As grandes editoras só se interessam por uma obra depois que o autor consegue alguma notoriedade. O trabalho árduo de divulgação inicial para ganhar espaço e reconhecimento acaba recaindo sobre os próprios autores. Longe de nós a intenção de criticar as editoras. Entendemos que eles têm motivação financeira e comercial, mas a verdade é que quando você está começando é praticamente impossível encontrar uma porta aberta. Recebemos muitos nãos até chegarmos à decisão de partir para a auto publicação e encontramos no Clube de Autores um caminho para publicar e divulgar nossa obra. Agora as editoras começam a reparar em nós, mas ainda não recebemos nenhuma proposta que seja realmente interessante em termos comerciais, sendo assim, preferimos permanecer onde estamos até que apareça uma oportunidade melhor. 

ENQUANTO ESTAVA LENDO: 8. Podemos esperar a aparição de outros seres sobrenaturais nos próximos volumes, ou ficaremos só com anjos e vampiros

AUTORES: Serão apenas anjos e vampiros, mas sempre lembrando que os anjos de nossa saga estão divididos em dois grupos, os celestiais que permanecem na glória e os caídos que vagam pela terra, misturados aos humanos, em busca de redenção ou simplesmente aguardando o dia da profecia para reinarem absolutos. O que os leitores podem esperar são vários personagens novos, incluindo a aparição dos caçadores de vampiros. Isso vai acontecer já a partir do segundo livro e alguns desses personagens terão papel fundamental na trama. 

ENQUANTO ESTAVA LENDO: 9. Em quais escritores vocês se inspiram? 

AUTORES: Talvez inspirar não seja a palavra ideal, mas temos uma vasta lista de autores que admiramos muito e dos quais somos fãs, como a Lisa Jane Smith e seus Diários do Vampiro, a Becca Fitzpatrick da série Hush e claro, Eduardo Spohr e sua Batalha do Apocalipse, que mostrou ao mundo que os autores brasileiros também sabem fazer excelentes obras de literatura fantástica. 

ENQUANTO ESTAVA LENDO: 10. Vocês têm outros livros não publicados (sem ser da série Mais além da escuridão), que estão guardados para uma oportunidade futura? 

AUTORES: Temos outros projetos sim, mas estão engavetados por enquanto. Essa é uma surpresa que estamos guardando para nossos leitores e que só devemos publicar depois de completarmos a saga Mais Além da Escuridão

ENQUANTO ESTAVA LENDO:11. Qual o livro de cabeceira de vocês, nesse exato momento? 

CÁTIA MOURÃO: Terminei de ler Anjos da Morte da série Filhos do Edén do Eduardo Spohr e não pretendo iniciar outro livro por agora porque estou me dedicando a escrever Revelações. Quando estou escrevendo me dedico exclusivamente, mas quando termino me presenteio com dois ou três livros e me dou um mês de férias pra curtir as novas obras que estão no mercado. 

JOHNATAN SOUZA: Há algum tempo que não consigo ler direito. Como a Catia mencionou, estamos tão dedicados no desenvolvimento de Revelações que não estamos achando tempo para uma leitura por prazer, porém meu último livro foi "Quem é você Alasca?" de John Green e sempre que tenho oportunidade também aproveito para acompanhar os lançamentos. Cheguei a ler em duas semanas os cinco livros da série Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riodan

ENQUANTO ESTAVA LENDO: 12. O que os leitores têm achado do livro? Ou ainda é cedo para dizer, tendo em vista a recente publicação? 

AUTORES:  Ainda é muito cedo, tendo em conta que o livro foi publicado há pouco mais de um mês, mas já começamos a receber algumas mensagens de retorno e até agora são todas muito positivas. Acho que conseguimos transmitir para o leitor a emoção, a paixão e a vibração que nós mesmos sentimos ao escrever a história. As pessoas que leem se identificam com os dramas pessoais vividos pelos personagens e nos procuram para compartilhar suas próprias experiências e isso é fascinante. 

ENQUANTO ESTAVA LENDO: 13. Você acha que os blogs literários são boas ferramentas de divulgação para os novos autores? 

AUTORES: Com certeza Marcelo! São as melhores vitrines que um novo autor pode ter para chegar até os leitores e conquistar seu lugar no mercado. Tanto, que até mesmo os autores consagrados não deixam passar uma oportunidade de ter seus livros resenhados nos blogs literários e estão sempre dispostos a dar entrevistas. O mercado literário no Brasil está mudando muito. Parte disso por conta dos próprios leitores que já não se prendem mais ao nome de uma grande editora na hora de escolher um livro. O leitor brasileiro sabe o que quer e o que gosta de ler e reconhece quando uma obra tem qualidade, mesmo que ela não traga um grande selo na capa. Acreditamos que parte dessa transformação se deve aos blogs literários que abrem seus espaços para a divulgação do trabalho dos novos autores e as grandes livrarias que disponibilizam a comercialização de nossos livros por meio virtual, como a Saraiva, a Cultura, a Iba e tantas outras. Ninguém depende mais de ir a uma loja física pra comprar um bom livro. Os leitores sabem que podem adquirir excelentes obras no conforto de suas residências e usam como referência para essa escolha as dicas de livros que recebem nos blogs literários. 

ENQUANTO ESTAVA LENDO: 14. Muitas vezes os personagens têm muito de pessoas reais, é o caso do livro? Conte-nos se puder! 

AUTORES: É sim! Os personagens centrais têm algumas características de nossas próprias personalidades e muitas situações representadas no livro tem inspiração em experiências vividas por pessoas de nossas relações. Acho que isso acontece com a maioria dos autores. É inevitável não levar para as páginas fatos marcantes que você presencia no seu dia a dia, ou mesmo experiências pessoais. Mas é claro que nem tudo é assim. É preciso levar em consideração também a própria evolução e o amadurecimento dos personagens ao longo da história. Não seria errado dizer que com o desenvolvimento da obra alguns personagens acabam se tornando uma espécie de entidade, com características próprias e marcantes. É isso que faz o leitor se emocionar e se identificar mais com um ou outro, de acordo com suas próprias experiências e anseios.


Apenas alguns comentários, que espero que sirvam de críticas construtivas, é que a capa escolhida pelos autores não é muito chamativa, o desenho nem sempre tão fácil de identificar não me trouxe a mente nenhuma ligação com a história contada e acho que isso talvez atrapalhe aqueles leitores que optam ler livros julgando a capa (o que muitas vezes, eu faço). Mas podem ficar tranquilos porque a história é maravilhosa, mesmo eu não tendo gostado tanto da capa.

E outra coisa, é que a integralidade dos personagens tem apelidos e isso me deixou um pouco confuso enquanto estava lendo porque existiam momentos de conflito e batalhas, em que os personagens se chamavam pelo apelido e isso causava um certo tumulto na minha cabeça, pois se era um momento de animosidade, de certo não deveria haver apelidos, que uma coisa amigável/carinhosa. Acho que talvez, poderia haver uma maneirada nesses apelidos.


De resto, o livro está magnifico e tenho certeza que vocês leitores vão adorar se maravilhar com esta história, principalmente os chegados na literatura fantástica. Então, se tiverem a oportunidade e querem ler um livro de qualidade, o Entre Nós está mais do que indicado pelo blog enquanto estava lendo. Não deixem de conferir e que venham os próximos volumes.

Confira a resenha também em vídeo:



Confira também, o book trailer de lançamento:



Mais Além da Escuridão - Entre Nós - Livro 1
Autores: Cátia Mourão e Jonhatan Souza
Editora: Clube dos Autores
Páginas: 319
Ache o livro no skoob | Me ache no skoob
Avaliação: 5 | Avaliação Geral: 4.3

24 comentários

  1. Meu amigo primeiramente tenho que te dar os parabens pela sua resenha e também pela entrevista com os autores, porque ficou ESPETACULAR e fiquei bastante interessada nesse livro que você leu, principalmente porque gosto de histórias assim de anjos caidos e tudo mais. E me fala uma coisa, nào é livro de terror n né? hehehehe...Eu até gostei de tudo que vc falou. Vou procurar saber mais dos livros. Eu n vi os videos postados. Irei assisti-los agora. Mas olha, tá de parabens mesmo. Chamou muita minha atenção e tenho procurado livros que me prendam. Espero que seja o caso =]

    Se cuida querido e sucesso para o teu canto
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Muito obrigado Silvana :)
      Não é história de terror não. É fantasia.
      Espero que você tenha a oportunidade de conferir :)

      Marcelo - Blog Enquanto Estava Lendo

      Excluir
  2. Oi, gostei muito da resenha. Não sou a maior fã de livros sobre anjos, mas gostei da premissa e a entrevista foi bem legal também.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana. Esse livro é bem diferente, vale a pena conferir.

      Excluir
  3. Oie,
    não sou fã deste tipo de livro, mas fiquei curiosa. Não conhecia os autores nem o livro.
    Vou anotar a dica.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha ficou incrível! A entrevista também ficou bem legal, dava até pra você ter colocado ela em um post separado de tão bacana que ficou.
    Eu gosto bastante de livros que falam sobre esse universo sobrenatural, anjos, lobisomens, vampiros e etc., então essa com certeza é uma história que me agradaria. O que eu acho que não ia ser tão legal pra mim na leitura é o triângulo amoroso que é algo que eu estou saturada já...

    Abraços.

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maiah,
      Eu tinha pensado nisso.
      Vou deixar essa chance para o segundo livro dos autores.
      Ah, hoje em dia todo livro tem triangulo amoroso, temos que nos acostumar a isso :)
      bjs.

      Excluir
  5. Legal é bom saber que o livro é autentico, gosto de historias de vampiros, mais é tudo a mesma coisa, bom saber desse livro, gostei da capa dele também.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa vampiro e anjo caído na mesma história?! Até me interessei pelo livro, mas lendo a entrevista vi que serão seis livros e estou fugindo de series enormes que estão começando a serem escritas agora.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a série será bem grandinha, mas valerá a pena, já posso sentir!

      Excluir
  7. Oi.
    Já conheço este livro, mas ainda não o li.
    Mas quando fizer espero que me surpreenda.
    Ainda não li nada de vampiros, mas penso ser legal.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa. Amei a entrevista, a resenha e sinceramente, morri pela vinheta :)
    O tema do livro, o desenvolvimento e ambiente me chamaram suuuper atenção!
    Quero muito ler, já vai pra listinha!


    www.bookecoffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho um certo receio em ler livros de vampiros e com essa temática.
    Achei interessante a forma como os autores se conheceram a passaram a escrever.
    Verdade que ser escritor aqui no Brasil é bem difícil, mas desejo sucesso pra os dois
    Marcelo, parabéns pela resenha e pela entrevista, que ficou bem pertinente.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Maria, penso que este livro não é realmente sua praia, pelo seu perfil de leitura :)
      Mas não custa dar uma chance.
      Obrigado :)

      Excluir
  10. Nossa, eles parecem ser muito simpáticos, inteligentes e engraçados.
    Não conhecia a série e queria conhecer pra poder opniar e dizer somente coisas boas, igual a resenha video, que ficou ótima ^^

    XOXO :D
    Joven Clube | Clique aqui :)

    ResponderExcluir
  11. Nossa que educados, inteligentes e super engraçados os dois.
    Adorei de mais saber um pouco sobre os autores e sobre a série, que é muito boa, mesmo não a conhecendo.
    Adorei também a resneha em video, é bacana saber que em uma obra há tantos pontos positivos ^^

    XOXO :D
    Joven Clube | Clique aqui :)

    ResponderExcluir
  12. Oie Marcelo =)

    Não conhecia o livro e nem os autores, mas apesar de achar que o tema está um pouco batido, achei a premissa interessante.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  13. Ahhh meu Deus, vamos por partes rs primeiro: Amei as fotos! Segundo: Amo livros narrados por mais de um personagem (Eles sempre me encantam mais e dá para ver outros ângulos que talvez em uma narrativa simples se perderia). Sou viciada em vampiros, inclusive estou lendo um nacional lançado pela Jangada esses dias, Fortaleza Negra da Kel Costa. Ótimo, ótimo! Recomendo d+ para quem curte um ser com presas.

    Bom, vou anotar sua dica no meu skoob.

    Beijos
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir

Olá pessoal, obrigado por deixar sua opinião ou sua ideia. Isto é muito importante para mim.

O blog Enquanto Estava Lendo Agradece sua Visita! Curta Nossa Fanpage