Image Map

[Resenha] A Lista Negra



O tempo nunca acaba

A Lista Negra é um livro de romance escrito pela autora Jennifer Brown. Em sua estréia, Jennifer trouxe a história de Valerie, uma adolescente que era popular, mas que acabou se excluindo do meio de seus amigos e se isolando com seu namorado Nick.

Nick, é um rapaz com tendências suicidas, pois pensa que a morte é um momento de glória e influencia Valerie com suas loucas teorias, contudo isso não impede que eles sejam um casal feliz. Confiram a sinopse, logo abaixo.

(resenha também em vídeo, ao final do post)



Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.


Cansada de sofrer bullying, Valerie apronta um caderno e o intitula de lista negra, anotando nele o nome de pessoas e coisas que ela não gosta, inclusive, muitos alunos e professores da escola onde ela estuda, contando obviamente com a ajuda de Nick, seu namorado.

Um certo dia, Nick acaba por promover uma chacina na escola onde ele e Valerie estudam, procurando e matando uma parte dos nomes que estavam contidos na lista negra. Valerie tenta impedir Nick, mas muitas mortes já ocorreram.


Vale destacar que Nick se suicida logo após disparar tiros em várias pessoas (obs: não é spoiler, a morte dele está na sinopse do livro e é uma informação fundamental para resenhar o livro).

A trama se passa em vários períodos diferentes, antes, durante e depois do assassinato em massa praticada por Nick. A autora desenvolve a história, através dos conflitos de sentimentos de Valerie, além de ela ter de enfrentar as pessoas, muitas alegando que ela não só criou a lista, como foi co-autora do crime junto a Nick e outra parte, por outro lado, aduzindo que ela salvou a vida de muitas pessoas ao tentar impedir Nick de continuar atirando.


O problema central da história é que Valerie não quer ser assassina, tão pouco heroína e terá que lutar para mostrar as pessoas que seu papel nesse enredo não é nem de perto, os apontados, além de ter que superar a morte do seu grande amor. 

Um personagem também muito especial, é o Doutor Hieler, que tenta ajudar Valerie a superar todos os traumas causados pelo trágico acontecimento, tornando-se sem dúvida, um grande amigo.


Na minha opinião, a capa desse livro é magnifica. Além de ser muito bonita, ela contém partes em auto-relevo, o que a deixa ainda mais irresistível. Quanto a diagramação, achei as letras um pouco apertadas, mas nada que me impediu de ler o livro em pouco tempo.


A história é realmente arrebatadora com um desfecho brilhante e que merece destaque para autora, por ser sua primeira obra. O livro é tão bom, que enquanto eu o lia no ônibus, uma garota que estava ao meu lado, o leu a viagem inteira junto comigo e ainda me pediu para anotar o nome, porque ela disse que não deixaria de comprar, por ser uma história aparentemente incrível. E olha que ela nem leu do começo. Então, não deixem de ler esse livro, considero uma leitura obrigatória, como dito na apontado na sinopse. Espero que vocês gostem.


Veja também a resenha em vídeo:


Confira ainda, o booktrailer do livro:



A Lista Negra
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutemberg
Páginas: 266
Ache o livro no skoob | Me ache no skoob.
Avaliação: 5 +  | Avaliação Geral: 4.5

29 comentários

  1. Oi Marcelo,
    Ainda não conhecia o livro. Gosto bastante de histórias com essa temática explorando o bullying nas escolas. Achei bem bacana :) Ótima resenha!


    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou doida para ler esse livro, é a primeira resenha que leio e me deixou com mais vontade ainda de ler. O booktrailer ficou ótimo!

    Adorei seu blog. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigado Claris. Espero que você tenha a oportunidade de lê-lo logo, vai amar, com certeza!

      Excluir
  3. Eu já tinha ouvido falar desse livro, porém ainda não adquiri ele. Sua resenha me deixou mais animado ainda, Marcelo! Ótimo post e ótimo blog, parabéns :D

    http://www.heltonnunes.com/

    ResponderExcluir
  4. Uau...adorei a resenha, fiquei com muita vontade de ler. Me chamou atenção o fato da Valerie ter que superar tudo isso depois, acredito que se possa aprender muito com isso. Pensamos que nossos problemas são grandes, e não conseguimos superar pequenos problemas achando que são demais...
    Adorei também a capa, e os pequenos desenhos abaixo do número de cada capítulo, lindo!
    Abraços !
    http://www.virtualparadisee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, é exatamente isso, a lista negra é uma história de superação.
      Linda capa né? E esses desenhos que conquistaram :)

      Excluir
  5. Sempre escuto falar muito bem desse livro, sem contar que ele fala sobre uma temática super atual e bacana. Quero muito ler, mas não acho que os preços da Gutenberg colaboram =/

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, quando eu estava lendo a sinopse logo pensei: "Ah, não um Death Note por aqui", mas depois mudei de atitude, achei bem legal a temática do livro, achei bem bacana o jeito (sim eu imaginei) que a autora descreve a história, achei bem bacana o livro mesmo de cara eu tendo a impressão de que ele é bacana.

    XOXO :D
    Joven Clube | Clique aqui :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom :) Difícil te agradar Mateus... Que bom que gostou :)

      Excluir
  7. Já tinha visto muitos comentários sobre esse livro, mas nunca tinha lido uma resenha.
    Gostei bastante da premissa, parece ser um livro que trás fortes emoções!
    Não é meu gênero preferido, mas com certeza incluirei na minha lista de desejados.
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, também não é meu gênero, mas adorei e acho que você também vai gostar.

      Cadê o link do seu blog?! :/

      Excluir
  8. Gostei muito da resenha e quero ler esse livro, sua resenha trouxe detalhes que ainda não sabia e só reforçou a vontade de ler, esse livro traz bem a realidade das coisas que acontecem nas escolas Americanas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    Não sabia muito sobre o livro, mas por sua resenha quero muito ler ele.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    A lista negra já está na minha de livros pra comprar faz tempo, tenho muita vontade de fazer essa leitura, já li muitas resenhas positivas!

    www.paraisoempapel.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcelo!

    Tenho esse livro aqui na estante mas ainda não li. Espero fazê-lo em breve. Adorei a resenha, me deixou bastante empolgada por uma história que eu tenho certeza que não vai me decepcionar. Espero que goste tanto quanto você gostou.

    Beijos, tenha uma ótima semana!
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também espero, não deixe ele abandonado, leia assim que puder :)

      Excluir
  12. Achei interessante, tipo quando li a parte em que muitas mortes aconteceram me assustei, achei que lista negra seria apenas uma coisa superficial, não mortes de verdade shaushuasha

    E agora fiquei cm vontade de ler o livro...
    Desculpe pela demora para visitar o Blog, estava sem tempo. Adorei bjs.

    Paradise Books || @ParadiseBooksBr

    XOXO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nik, ah que bom que mudou de ideia.

      Sei bem como é isso, rlx.

      Excluir
  13. Nossa achei muito bom, não pensei que o livro seguisse tão ao pé da letra o título, fiquei impressionada.
    Realmente a capa e a diagramação é perfeita.

    Desculpe pela demora pra passar aqui no Blog.
    Mas adorei...
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr

    XOXO

    ResponderExcluir
  14. UAU. Os personagens do livro parecem ser bem frios :o
    Já li outras resenhas, dele, mas nunca consegui captar a essência do livro. Bem saber que é um suspense, quero ler agora ♥

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  15. Um dos melhores livros que já li na vida. Parabéns pelo blog.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá pessoal, obrigado por deixar sua opinião ou sua ideia. Isto é muito importante para mim.

O blog Enquanto Estava Lendo Agradece sua Visita! Curta Nossa Fanpage