Image Map

[Resenha] Enders


Quando os gaviões gritam, é hora de voar.

Como a maioria de vocês já devem saber, Enders é o segundo e último, por óbvio, livro da duologia distópica Starters que se passa após a Guerra dos Esporos, onde todas as pessoas com idade entre 20 e 60 anos morreram. Mas Enders, podem trazer novidades inesperadas para os leitores.

Se você ainda não leu o primeiro livro, é preferível que você lenha a resenha de Starters, clicando aqui, porque esta resenha não só pode, como vai conter spoilers do primeiro livro. 

 (Resenha também em vídeo, ao final do post).



Sinopse: Depois que a Prime Destinations foi demolida, Callie pensou que teria paz para viver ao lado do irmão, Tyler, e do amigo, Michael. O banco de corpos foi destruído para sempre, e Callie nunca mais terá de alugar-se para os abomináveis Enders. No entanto, ela e Michael têm o chip implantado no cérebro e podem ser controlados. Além disso, o Velho ainda se comunica com Callie. O pesadelo não terminou. Agora, Callie procura uma maneira de remover o chip – isso pode custar sua vida, mas vai silenciar a voz que fala em sua mente. Se continuar sob o domínio dos Enders, Callie estará constantemente sujeita a fazer o que não quer, inclusive contra as pessoas que mais ama. Callie tem pouco tempo. Obstinada por descobrir quem é de fato o Velho e desejando, mais que tudo, uma vida normal para si e para o irmão, ela vai lutar pela verdade. Custe o que custar.


Enders, continua a história de onde Starters parou. Callie, após sua experiência como doadora, acabou ficando com o chip da Prime implantando em sua cabeça e por isso, o Velho ainda tem como se comunicar com ela.

Callie não gosta da ideia e fica obstinada a remover o chip (mesmo sabendo que isso não é possível). Outro fator importante, é que Callie está conseguindo supostamente se comunicar com seu pai através de sua voz dentro de sua cabeça. Mas na verdade, ela não sabe se isto é uma manipulação do Velho ou se seu pai por algum milagre ainda está vivo.


Uma coisa que achei errado por parte da escritora, é ela ter simplesmente eliminado Blake do segundo livro. Nos meus palpites após a leitura de Starters, eu imaginava que Blake e Callie terminariam juntos, mas são bem pequenas as aparições de Blake no livro e vocês terão uma grande surpresa do porquê.


Callie acaba conhecendo Hyden, que afirma ser filho do Velho e eles tomam como objetivo encontrar todos os Starters que tenham o chip da Prime implantando em suas cabeças, os chamados Metais. Assim, como o nome Metal que não aparece no outro livro, pelo menos não que eu me recorde, a autora traz a baila os Midles, que são os sobreviventes entre 20 e 60 anos que conseguiram negociar com o governo a venda da vacina contra os esporos enviados na guerra. Achei isso meio estranho, porque no primeiro livro essa hipótese não tinha sido traga a tona, mas ela faz todo sentido para algo surpreendente que aguarda Callie.


O livro Enders é  menor que Starters, contando apenas com 266 folhas, um número relativamente baixo comparado ao primeiro volume que rendeu 367 folhas, o que demonstra que a história de fato não servia para ser uma trilogia ou série, uma vez que o cenário criado foi muito limitado, na minha opinião.


Esclareço que a duologia valeu a pena sim, contudo, Lissa não mostrou o mesmo carinho e dedicação aplicado no primeiro livro. Tive a sensação que a mesma estava muito apressada em terminar o livro, porque o texto é muito corrido, muitas vezes deixando o leitor com dúvidas sobre pontos não totalmente esclarecidos.


Também estive lendo em alguns sites, que já existem produtores brigando pela adaptação cinematográfica do primeiro livro, o que é positivo, afinal, quem não gosta de ver as histórias que lê serem levadas para a tela do cinema?


Também li algumas matérias sobre possíveis contos isolados de Starters que serão lançados pela escritora, o que com certeza eu estarei lendo quando for lançado. Quanto a isso, teremos que aguardar para confirmar a veracidade das informações.


Termino minha resenha por aqui, esclarecendo que por mais que o livro tenha a qualidade reduzida comparada ao segundo, recomendo esta leitura para todos, em especial para os fãs de distopias, pois é uma história incrível, apesar de pequenos furos.


Quando os gaviões gritam, é hora de voar (...)


Confira a resenha também em vídeo:


Para assistir ao book trailer, clique aqui.


Enders
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Páginas: 266
Ache o livro no skoob | Me ache no skoob.
Avaliação: 4 | Avaliação Geral: 4.3

34 comentários

  1. Eu também esperava isso do Blake no começo, mas quando tudo foi revelado achei surpreendente, lindo e sensacional. Porque a autora quis dizer algo que todos deveriam refletir sobre. As pessoas são mais do que o rosto, são mais do que aparência. A questão dela gostar do "Blake" por dentro e não do corpo, do físico... foi lindo! Quem era o outro Blake no final das contas? Um estranho para ela.
    Gostei muito do livro, achei corrido também. Mas gostei ^^

    Bjs
    http://www.interacaoliteraria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensando desse lado, você tem razão.
      [spoiler] No fim das contas, o blake sempre foi o Hyden.

      Excluir
  2. Nossa adorei sua resenha ><... Seu blog está perfeito, já virei um leitor *u*
    Abraços do Panda~
    http://panda-blogueiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi.

    Menino sua estante me fascina rs.
    Eu ainda não sei se vou ler esta série, mas quem sabe um dia ele venha parar em minha mãos e espero gostar dele..

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigado.
      Estou pensando em fazer um tour qualquer hora.
      Tomara :)

      Excluir
  4. Não li a resenha pq ainda não li o livro e está na minha meta de leitura! =D
    Já tenho o primeiro livro agora só falta comprar esse! ^^
    Bjoss

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tudo bem Tatah.

      Leia quando puder, você vai adorar.

      Excluir
  5. A sua opinião sobre esse livro é muito parecida com as que tenho lido. Você é a segunda pessoa que diz que a autora terminou o livro correndo. Que pena, gostei tanto do primeiro e esperava mais nesse. Vou querer ler, mas não é prioridade agora.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é isso. Espero não ter causado desânimo com a minha resenha. Bjs.

      Excluir
  6. Oie,
    realmente o Blake sumiu deste livro, mas não achei que isso fosse tão ruim.
    Gostei bastante do final

    bjs

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, porque ele uma mera peça, se pararmos para perceber, mas eu não posso ficar dando spoiler na resenha né? rs rs.

      Excluir
  7. Não conhecia esse livro, nem o primeiro e confesso que fico feliz, ele realmente não faz meu tipo, algo que envolva a mesma temática que o livro me causa cansaço de ler.

    XOXO :D
    Joven Clube | Clique aqui :)

    ResponderExcluir
  8. Enders! Só de ver a capa já vejo o livro e tenho certeza que é bom, a mesma coisa com o primeiro livro. Não vejo a hora de ler, quando eu li dizendo que fariam a adaptação já me animei bastante, quero ler logo antes que passe para as telas, tem tudo para um ótimo enredo.


    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia o quanto antes. O filme daqui a pouco deve ir pro forno...

      Excluir
  9. Comecei a ler a resenhas, mas os spoilers não me permitiram continuar kkk

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que spoilers? Tudo que eu disse é o basicão da história, se prepara que tem muito mais....

      Excluir
  10. Eu li Starters, mas odiei o livro, a leitura não fluiu e a história não me conveceu. O final foi muito bom, mas não o suficiente para me fazer querer ler essa continuação.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie Marcelo =)

    Ainda não li essa série, mas tenho bastante curiosidade pois só leio resenhas positivas.

    O problema é tempo rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino, sempre temos uma lista gigantesca para ler né? rs

      Excluir
  12. Li muito por cima, pois ainda não peguei o primeiro livro para ler... ):
    Tenho muita curiosidade quanto a trama, pelo que li, acho que vou gostar!
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Preciso ler logo esta série, distopia é um gênero que me fascina e estou curiosa para saber mais sobre essa.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha!
    Já conheço a série, mas ainda não li e confesso que pelo menos por enquanto não tenho vontade de ler esses livros.
    Já li várias resenhas e todas são sempre positiva, mas mesmo assim o universo criado no livro não me encantou a primeira vista...

    Abraço...

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, uma pena Maiah :/

      Se um dia puder, dê uma chance.

      Excluir
  15. Olha eu vou ser sincera, pois eu vi muita gente falando bem dessa série, mas até agora ele não me despertou nenhum interesse.
    Mas depois que li suas resenha de Starters e esse, eu acabei entendendo um pouco da história. Mas eu não sei se eu pegaria para ler, porque tenho medo de começar a ler e não entender nada da história hahahaha...Mas tipo, eu penso que se eu n começar a ler eu n vou saber né? Vou ver se dou uma chance pelo menos para o primeiro livro pra ver se me agrada e ai quem sabe comprar o segundo. Mas nào sei ainda. Tenho receio. Mas pela sua resenha me pareceu bem interessante as historias de ambos os livros.
    Quase n vi nenhuma resenha desses livros. Pra falar a verdade no seu blog é a primeira vez (risos)
    Enfim...parabens pela sua resenha viu? gostei muito =]

    Olha, já estou te seguindo tá? Poderia me seguir também?
    Se cuida minha querida e não deixa de ir lá no meu cantinho conferir uma RESENHA que postei.

    beijinhos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-ciclo-do-dragao-o-caminho-do.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu vi muitas resenhas dele, por isso mesmo que quis ler e me encantei pelo primeiro livro e gostei bastante do segundo.
      Se tiver a chance, não deixe de ler.

      Excluir
  16. Esses dois livros são os mais falados da NC.
    Achei a premissa bem diferente. Uma distopia bem escrita é sinônimo de sucesso, sem dúvida alguma.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcelo,
    Todas as resenhas que eu li tiveram uma opinião semelhante.
    Faltou dedicação para Lissa terminar bem a duologia. Eu confesso que o primeiro livro já não me conquistou, então deixei o segundo meio de lado. kkk

    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá pessoal, obrigado por deixar sua opinião ou sua ideia. Isto é muito importante para mim.

O blog Enquanto Estava Lendo Agradece sua Visita! Curta Nossa Fanpage