Image Map

Resenha: Senhor Fedor por David Walliams


Olá leitores, como estão? Hoje vim falar sobre mais um livro do autor David Walliams, que se chama Senhor Fedor e adianto desde já que foi meu livro preferido deste escritor.


SINOPSE: Novamente, David Walliams brinda os jovens leitores com seu humor sem limites e uma inacreditável criatividade. Em Sr. Fedor, conhecemos Chloe, que certamente poderia ganhar o título de menina mais solitária do mundo. Então ela conhece o Sr. Fedor, um mendigo que vive em seu bairro. É, ele fede um pouco, mas é a única pessoa neste mundo que é legal com ela. Um dia, quando o Sr. Fedor precisa de um lugar para ficar, Chloe resolve escondê-lo no barracão do quintal de sua casa. Isso, é claro, não dá certo. Especialmente considerando que a mãe dela, se fosse ganhar um título também, seria o de mulher mais esnobe e de nariz em pé da Inglaterra. Nessa confusão, Chloe vai aprender que alguns pequenos segredos podem causar enormes desastres. E, por falar em segredo, pode ser que o Sr. Fedor também tenha lá os dele, escondidos pelo notório mau cheiro.



O livro conta a história de uma menina chamada Chloe. Como todos os personagens centrais presentes nos livros do autor, Chloe é uma menina que não tem muita atenção dos pais, sofre bullying dentro de casa e na escola e tem poucos amigos (exatamente como os principais de Ratobúrguer e Vovó Vigarista).

Em um dia qualquer, Chloe simplesmente resolve parar para conversar com um mendigo que chamam de Senhor Fedor e ao saber que ele não tem onde ficar, resolve convidá-lo pra ficar no barracão do quintal de sua casa.



O livro descreve o Senhor Fedor como "um sujeiro fedido. E fedorento. E, se existe a palavra fedegoso, então ele era também fedegoso. Era o fedorento fedegoso mais fedido do mundo". Dá para imaginar o quão insuportável deve ser ficar perto do Sr. Fedor, mas o cheiro do mendigo, nunca foi problema para Chloe querer se aproximar dele e saber mais sobre a sua história.

A mãe de Chloe é uma pessoa gananciosa e desumilde que tem como projeto, caso galgue um cargo de Conselheira, eliminar os mendigos da rua, entre outros bem loucos. Chloe faz de tudo para esconder o Senhor Fedor, mas ele insiste em aparecer nos momentos mais impróprios causando grandes confusões, que vocês precisam ler para descobrir.

Uma personagem que eu amei foi a Duquesa, a cadelinha do Senhor Fedor. Não vou dizer o motivo da minha surpresa pra não dar spoilers porque uma revelação sobre a cadelinha me fez rir até a barriga doer, vocês precisam conferir.



As ilustrações dessa edição foram terríveis e isso ocorre porque o ilustrador de Vovó Vigarista e Ratobúrguer não é o mesmo de Senhor Fedor. Eu preferi muito as dos outros livros, eram mais bonitas e faziam mais sentido com a história. Não que isso seja um problema, mas mudar de ilustrador foi um erro.

Apesar dos livros do David seguirem as mesmas receitas: criança que sobre bulliyng e que não tem atenção dos pais encontra um grande amigo e vivem uma aventura para dar uma lição de moral no final, eu leria até o rotulo do shampoo dele, porque as histórias são originais e me prendem mais do que muitos livros adultos.




No final no livro aprendemos uma grande lição sobre amizade, humildade e carinho ao próximo. Uma leitura que super vale a pena para pessoas de qualquer idade, super recomendo. Além disso, temos uma grande surpresa que me deixou encantado porque foi um recurso que eu nunca tinha visto antes (só lendo pra saber!).

Melhor quote: "Qualquer um de nós um dia pode ficar sem ter onde morar. Não vejo nada de errado em falar com um mendigo, do mesmo modo que você falaria com qualquer outra pessoa."


Senhor Fedor
Autor: David Walliams
Editora: Intrínseca
Páginas: 224
Ache o livro no Skoob | Me ache no Skoob.
Avaliação: 5/5 + ♥ | Avaliação Geral: 4.7 (baseado em 6 avaliações)

8 comentários

  1. oiii. Eu ainda não conhecia esse livro, mas gostei de conhecer. Também acho que muitas histórias desse tipo, são melhores que muitas histórias de adulto. Quase sempre possuem um conteúdo criativo e uma grande lição no final. =D
    Abraços
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    não conhecia o livro, mas acho que o priminho do meu marido iria adorar rs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser um encanto! Adorei sua resenha! Coloquei na minha lista de compras.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que livro lindo! *-* Ainda quero ler essa coleção do autor, parece bem divertida!
    Adorei as fotos!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a história, parece ser divertida e bem leve a narrativa. O tema bullying, amizade, sentimentos, enfim, deve ser sempre debatido entre as pessoas, ainda mais com os jovens. Nossa, por mais conversa que tenha, ainda existe esse tipo de preconceito.

    Curti muito a indicação.
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi! Não conhecia este livro e adorei, principalmente as ilustrações. Deve ser bem divertido. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Participe do sorteio no blog (aqui)!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha Marcelo. O livro parece ser um ótimo infanto-juvenil além de trazer uma mensagem muito bacana. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcelo!
    Tudo belezinha?
    Acho esse livro uma fofura. Quer dizer, os livros da Intrinseca são sempre chamativos para mim <3 Bateu até vontade de ler depois da sua resenha.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir

Olá pessoal, obrigado por deixar sua opinião ou sua ideia. Isto é muito importante para mim.

O blog Enquanto Estava Lendo Agradece sua Visita! Curta Nossa Fanpage